Prefeito Jerri Meneghetti (Foto: Arquivo JDI)
O aumento dos casos de Covid-19 nas últimas semanas fez a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos – AMVARS voltar a recomendar o uso de máscara em ambientes fechados. Em conversa com a redação do JDI, o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, que preside a AMVARS, falou sobre a decisão e o momento da pandemia. Confira:
O que foi definido pela AMVARS?
Jerri – Tivemos reunião com o Comitê Técnico onde alguns especialistas recomendaram tornar novamente obrigatório o uso de máscaras, mas a decisão dos prefeitos da região foi, por maioria, manter facultativo mas recomendar, incentivar o uso em ambientes fechados, principalmente para as pessoas dos grupos de maior risco. Além desta recomendação, os municípios estão sendo orientados a intensificar as campanhas para estimular os cuidados como higienização das mãos, uso de álcool gel e evitar aglomerações, assim como incentivar, principalmente, a adesão às doses de reforço da vacina e para que todos procurem as unidades de saúde para completar o ciclo vacinal.
Qual a situação da região em relação ao contágio da Covid-19?
Jerri – Nas últimas semanas o número de pessoas contaminadas com o vírus aumentou consideravelmente, com um leve aumento nas internações também, no entanto o número de óbitos segue estável, sem crescimento.
Há motivo para preocupação?
Jerri – O aumento de casos era previsto com a chegada do frio e a tendência das pessoas de se manterem mais em ambientes fechados. Contudo, é preocupante porque o inverno nem começou e sabemos que as condições climáticas atuais devem perdurar até agosto. Não é desejo do poder público que as pessoas voltem a ser obrigadas a usar máscaras e cumprir outras restrições, portanto é imprescindível que as pessoas façam adesão à vacina, que já demonstrou sua eficácia. A vacina para Covid tem um tempo de atuação, de alguns meses, por isso é importante estar em dia com as doses iniciais e de reforço. Além, claro, dos demais cuidados que todos já conhecem.
Outras medidas podem ser tomadas pela AMVARS?
Jerri – A AMVARS segue monitorando os indicadores e em diálogo constante com os municípios. Havendo necessidade, podem haver outras medidas. Mas acreditamos muito nas pessoas, que cada um é responsável por evitar que passamos a viver momentos difíceis como no passado recente. Portanto, vamos todos vacinar e tomar os devidos cuidados para evitar novas restrições.