Liga Feminina de Combate ao Câncer atende mais de 130 pacientes na região

02/06/2022
Vice-presidente Vinilda Wingert e presidente Cláudia Goetz

Vice-presidente Vinilda Wingert e presidente Cláudia Goetz

Na atualidade, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dois Irmãos abrange também os municípios de Morro Reuter e Santa Maria do Herval, e está com 137 pacientes. Estes pacientes recebem fraldas, atendimento de médico e psicólogo, exames, rancho e apoio por meio de visitas realizadas pela entidade.

São, ao todo, 21 voluntárias na diretoria e 44 que auxiliam. O público-alvo da Liga são mulheres e homens que possuem um diagnóstico de câncer. Atendem pessoas de até dois salários mínimos com casa própria e de até três salários mínimos para casa alugada.

 

Mudanças da pandemia

Durante o período de maior contágio da pandemia, as voluntárias faziam as entregas dos ranchos nas portas das residências. Ademais, as visitas que antes eram presenciais tiveram que ser feitas pelo telefone. Hoje em dia, os ranchos são retirados na própria sede, mas os atendimentos continuam por telefone. “Registramos em um livro o que o paciente está falando na chamada. É preciso ficar atenta na realidade da família, porque a grande maioria recebe um salário mínimo e a tendência do câncer é sempre aumentar os gastos, por isso damos esse apoio”, destaca a presidente Cláudia Goetz.

 

Entidade aceita doações

De segunda a sexta-feira as voluntárias ficam na sede para auxiliar quem precisa também de um diagnóstico ou pretende fazer uma doação. A entidade aceita doações para o brechó, lacres, tampinhas, latinhas, garrafas pet e cabelo humano. A presidente explica como funciona o processo de doação de cabelo. “Temos uma senhora de São Paulo, que o marido faleceu com câncer, e ela faz perucas para nós. Então, o paciente que precisa de peruca vem aqui e emprestamos. Aceitamos todos os tipos de cabelo, seja colorido, cacheado, liso etc. Para doar é preciso cortar com cabelo seco e ter no mínimo 15 centímetros”, explica Cláudia.

 

Manutenção dos custos

O custo da Liga de Dois Irmãos é em torno de 28 mil reais ao mês, sendo que a prefeitura auxilia com uma parte do valor. Para manter o importante trabalho, eventos e ações como cachorro-quente e pedágio solidário são realizados. Neste ano, as voluntárias pretendem participar do Kerb, fazer ações voltadas à saúde do homem no mês de julho, o Outubro Rosa, Novembro Azul e um evento em parceria com o supermercado Imec. “Queremos falar nas escolas da importância que é a prevenção, porque se pega uma ferida no início é muito melhor do que quando chega aos órgãos principais”, diz a vice-presidente Vinilda Wingert.

 

Onde encontrar

A sede da Liga fica localizada na Rua Gramado, 388, no Centro de Dois Irmãos. O telefone para contato é (51) 3564-5622 e o Facebook, @ligafemininadi. 

 

(Por Giordanna Benkenstein Vallejos)


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela