Policiais militares fazem curso de qualificação para atendimentos de violência doméstica

02/06/2022
(Foto: Arquivo JDI)

(Foto: Arquivo JDI)

Assunto cada vez mais discutido por órgãos de segurança pública e pela rede de apoio, a violência doméstica contra a mulher também recebe atenção especial da Brigada Militar de Dois Irmãos. Visando qualificar cada vez mais o efetivo local, dois policiais militares participaram, de 23 a 27 de maio, de um curso de qualificação da Patrulha Maria da Penha, iniciativa que visa capacitar cada vez mais os policiais para o atendimento de casos de violência contra a mulher.

Com duração de 30 horas, o curso ocorreu em Campo Bom, ministrado pelo Capitão Juliano Cardoso Arali. Quase 50 policiais militares do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO/VRS) participaram da formação. Entre os assuntos abordados estiveram as leis de proteção à mulher, as práticas policiais e redes de proteção.

O efetivo dois-irmonense foi representado pelo sargento Josiel Neves e pelo soldado Ezequiel E Silva Soares, ambos com mais de 15 anos de BM. Instrutor de Krav Maga, o soldado Ezequiel também tem um projeto social de defesa pessoal destinado às mulheres, chamado Mulheres que Lutam, para que aprendam a se defender em situações de risco. Ele ocorre todas as segundas-feiras, das 19h às 20h, na Praça Ceu’s do Loteamento Picada 48 (rua Fortaleza, 707). A iniciativa pode ser acompanhada nas redes sociais Facebook e Instagram (@mulheresquelutamdi).

De acordo com os policiais, a partir do curso eles puderam saber mais sobre a rede de apoio às mulheres vítimas de violência, o que irá ajudá-los a orientá-las com ainda mais propriedade, durante e após as ocorrências. “Nosso papel não é apenas levar a vítima até a delegacia para fazer o registro de ocorrência, mas também falar dos seus direitos. Muitas mulheres ainda os desconhecem. Sabem da lei, mas não sabem como ela funciona”, destaca o soldado Ezequiel. “O objetivo é prestar um atendimento cada vez mais humano às vítimas de violência doméstica, um ambiente que proporcione mais segurança a elas”, acrescenta o sargento Neves.

Conforme o comandante da BM local, tenente Elton Dhein, o objetivo é, aos poucos, capacitar os demais policiais da cidade.

 

DENUNCIE

Casos de violência doméstica podem ser denunciados à Brigada Militar através do 190, do (51) 3564-1193 ou do WhatsApp (51) 98501-6695. Denúncias também podem ser feitas à Polícia Civil (51 3564-1190 / WhatsApp 51 98543-7318), à Coordenadoria da Mulher (51 3564- 8875), ao CREAS (51 3564-8876), às Unidades Básicas de Saúde (nos bairros) e Urgência e Emergência 24h, à Defensoria Pública (51 3564-3250) e à Central de Atendimento à Mulher (180).

Casos de violência também podem ser registrados online, no site da Polícia Civil (www.dol.rs.gov.br). A denúncia pode ser feita a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Podem ser registrados casos de: violação de domicílio, injúria, calúnia, furto, perseguição, divulgação de imagens íntimas, agressão física, dano e ameaça. Já fatos mais graves, como estupro, tentativa de feminicídio, solicitação de medida protetiva e sequestro, devem ser registrados presencialmente nas delegacias. O atendimento presencial também é indispensável nos casos de crimes ocorridos fora do Rio Grande do Sul.

Para realizar o registro é preciso ser maior de 18 anos, dados de identificação e um endereço de e-mail válido para cadastro e recebimento de informações. Após finalizar a denúncia, o boletim é encaminhado à delegacia mais próxima da localidade da vítima.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela