Semana começa com tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul

02/08/2021
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

O amanhecer desta segunda-feira (2) ainda foi frio em parte do Rio Grande do Sul. Apesar de não ter nenhuma temperatura negativa, ao menos 12 municípios começaram o dia com mínimas abaixo dos 5°C. Até as 8h, a menor temperatura foi marcada em Vacaria, onde fez 1,1°C. Apesar de baixa, está bem acima dos -7,2ºC registrados na sexta-feira, quando a cidade da Serra teve a menor mínima do ano no Estado.

O tempo seco predomina em grande parte do Rio Grande do Sul neste início de semana. A circulação de ventos, no entanto, estimula o aumento da umidade em algumas áreas do norte e leste gaúcho. Na terça (3), o dia deve começar com frio e geada na Serra e na Região da Campanha, mas aos poucos o sol aparece e predomina. A nebulosidade diminui no leste e o sol predomina entre poucas nuvens na Grande Porto Alegre. Em Dois Irmãos, as temperaturas oscilam entre 6°C e 18°C. Não há previsão de chuva ao longo da semana e as máximas sobem gradativamente, chegando a 23°C na sexta (6) e a 26°C no final de semana.

 

AGOSTO

Pouco mais chuvoso e pouco menos frio do que julho. Assim deverá ser o mês de agosto no Rio Grande do Sul, de acordo com previsão da Somar/Climatempo. No mês que se encerra, choveu apenas 50 milímetros em todo Estado, bem abaixo da média, que fica entre 100 e 150 milímetros. Já no mês que começou, a precipitação deve ficar na média. As exceções são a Região Metropolitana, Serra e Região Noroeste, onde o acumulado deve ser de 70 milímetros. 

Os primeiros dias serão um pouco mais agradáveis, já que a massa de ar frio que provocou até neve em alguns municípios está perdendo força. Por volta do dia 10, o frio se intensifica, e a chance de geada persiste. Mas as temperaturas não serão parecidas com as que fizeram os gaúchos tremerem em julho, que registrou mínimas negativas. No entanto, agosto deste ano será mais frio do que outros. De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, o normal para o mês no Estado é que as mínimas variem entre 9°C e 12°C, e as máximas, entre 18°C e 21°C. Neste ano, o termômetro deve ficar três graus abaixo.

Haverá um “veranico” antes de o mês finalizar. Na terceira semana, a temperatura sobe e deve ficar perto dos 30°C em algumas cidades. Uma frente fria chega, provoca chuva e depois vem a massa de ar frio. Tudo isso deve ocorrer dentro de uma semana.

— Será entre a terceira e a quarta semana essa gangorra nas temperaturas — avisa Luengo.

O frio permanece quando o calendário estiver prestes a virar para setembro.

— Temperatura um pouco mais gelada, mas não muito — prevê o meteorologista.

 

Próximos dias – Dois Irmãos

– Terça, dia 3: Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens. 6°C / 17°C

– Quarta, dia 4: Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde. 7°C / 19°C

– Quinta, dia 5: Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde. 7°C / 20°C

– Sexta, dia 6: Sol com nuvens. Não chove. 8°C / 23°C


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela