Fonte: Polícia Civil RS
No final da tarde de terça-feira (2), a Polícia Civil em uma ação conjunta com a Receita Federal, realizou a apreensão de 26 quilos de cocaína preta. Essa quantidade de droga teve seu valor estimado em aproximadamente R$ 6 milhões. Um homem foi preso em flagrante.
A partir de um contato com a Receita Federal, a Polícia Civil passou a monitorar o proprietário de uma empresa de produtos naturais de Novo Hamburgo. O homem, um colombiano de 36 anos, residente no Brasil desde 2011, foi abordado no momento em que recebia a droga, oriunda de Manaus. A investigação apontou que ele recebia R$ 10 mil por remessa da droga, que vinha embalada em pacotes de açaí em pó para enganar as autoridades.
A cocaína preta desenvolvida pelo Cartel de Cali, na Colômbia, não reage ao teste preliminar, que é realizado com o regente Tioseanato, não tem cheiro e nem mesmo o odor característico da cocaína branca comumente apreendida. Esse tipo de droga foi desenvolvida na década de 1980 e até então não se tinha conhecimento de sua existência e comercialização no Rio Grande do Sul.