Fonte: G1 / Auto Esporte
Há poucas semanas, a Porsche mostrou o novo 911 Targa, a versão mais estilosa da linha. Agora, a fabricante alemã deixou o modelo ainda mais charmoso, com uma edição especial inspirada nas décadas de 1950 e 1960, e que marca o lançamento de uma divisão especializada em veículos do tipo, chamada Heritage Design.
O 911 Targa 4S Heritage Design Edition foi criado, segundo a empresa, para colecionadores, além dos puristas. Em termos de motorização e tecnologia, ele traz tudo o que um Targa “convencional” possui, incluindo a tração integral e o motor 3.0 turbo de 6 cilindros contrapostos, popularmente conhecido como Boxer, que entrega 450 cavalos. A edição limitada a 992 unidades, em referência ao código da geração - 992 - porém, tem diversas alterações estéticas, que deixaram o Targa com visual retrô. A começar pela pintura, na exclusiva cor cereja, que remete ao marrom dos veículos dos anos 1950, que ainda traz grafismos em branco na dianteira e na lateral, como uma menção aos carros de corrida dessa época. O dono ainda pode optar por incluir um número de 0 a 99 nas portas. Os logotipos da Porsche, além da inscrição Targa, foram substituídos por similares dourados, enquanto as rodas são as famosas Fuchs.
A cabine traz estofamento em dois tons: vermelho e bege ou preto e bege, e mistura couro com veludo cotelê, um tecido muito usado nos anos 50 e 60, e, dentro da própria Porsche, no 356, o primeiro veículo desenvolvido pela empresa. Por fim, o quadro de instrumentos tem grafismos retrô, com dígitos em verde. Apesar de toda ligação história, o 911 Heritage Design Edition acelera como qualquer outro Targa moderno. Ele vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e alcança os 304 km/h.
Como é o Targa?
A Porsche não define o Targa como um conversível, ou um roadster. Ele possui cúpula de vidro na traseira, além de uma parte do teto retrátil. Por fim, a coluna B é composta por uma elegante barra metálica. A parte móvel do teto pode ser acionada ou recolhida em apenas 19 segundos. Até nisso a nova geração é mais rápida do que a anterior. A diferença é de 1 segundo.
Por que Targa?
O conceito desta carroceria pouco convencional surgiu nos anos 1960, quando a empresa alemã precisava atender aos crescentes requisitos de segurança para carros conversíveis nos Estados Unidos. Em vez de abolir esse tipo de carro, a empresa resolveu manter a coluna B, um aparato de segurança. Para batizar a criação, a Porsche decidiu homenagear a pista italiana de Targa Florio, onde os carros da marca tiveram grande sucesso nos anos 1950. O Targa original, inclusive, era equipado com a janela traseira de plástico, material substituído anos depois de forma definitiva pelo vidro.