(Foto: Divulgação / Câmara)
Na noite desta segunda-feira (1º), o Poder Legislativo de Dois Irmãos entregou moção de congratulações à Associação dos Funcionários do Grupo Herval. A homenagem foi pelo projeto Removies, que proporcionou o acesso a consultas oftalmológicas para 250 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além da entrega de 56 óculos de grau. A moção foi proposta por Darlei Kaufmann (PSB) e apoiada pelos demais vereadores.
– A moção de congratulações é um gesto de reconhecimento e gratidão desta casa. A associação sempre foi e vem sendo parceira do município na realização de outros eventos. Já comentei outras vezes que é a soma de esforços que faz a diferença no nosso município, e esse pensamento precisa estar sempre na nossa administração também. Indiferente de onde venham as ações, o pensamento de comunidade precisa estar acima de tudo. Muito provavelmente estas crianças vão sempre lembrar deste gesto de grandeza e bondade de vocês. E, se elas esquecerem, muito provavelmente os pais não vão esquecer. E, se por acaso os pais esquecerem e nós esquecermos, a vida não esquece – disse Darlei.
Representando a Associação dos Funcionários, Thiago Donald agradeceu pela homenagem.
– Obrigado pelas palavras. O trabalho, a execução, todo o caminho e a entrega final nos encheram muito de orgulho e a gente também está muito feliz de vir aqui mostrar um pouco do trabalho que foi feito. Foi emocionante descobrir que crianças com um grau forte – até sete, oito graus – não tinha acesso ao óculos – comentou.
SAIBA MAIS
Logo após a entrega da moção, houve uma prestação de contas do projeto, que também beneficiou instituições com equipamentos de tecnologias e acesso à internet. Ao todo, 250 crianças receberam atendimento oftalmológico, 440 crianças hoje têm acesso à tecnologia e internet e 14 instituições foram atendidas pelas ações. O investimento total foi de R$ 122.250,00, sendo R$ 12.225,00 do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Vale destacar que, conforme dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% das crianças em idade escolar no Brasil apresentam problemas de visão. Quando não diagnosticados, afetam a aprendizagem e podem causar desinteresse nos estudos.