Fonte: Autoesporte
Agora é oficial: a Ford Maverick será lançada no Brasil. A confirmação foi feita por Daniel Justo, novo presidente da Ford para a América do Sul. O executivo, entretanto, não especificou a data da estreia e o comunicado da marca diz apenas “em 2022”. A picape chegará para concorrer com a Fiat Toro no segmento das compactas-médias, apesar de ter um porte um pouco maior que o modelo da Stellantis.
Produzida no México, a Maverick é sucesso de venda nos Estados Unidos, onde já teve mais de 100 mil encomendas – sendo 36 mil só na primeira semana. E isso pode indicar que a chegada da picape por aqui só deva acontecer no 2º semestre devido à alta demanda no mercado norte-americano, sem falar na crise de semicondutores que afeta a produção automobilística ao redor do mundo. A Maverick usa uma plataforma de carro de passeio — no caso, do Bronco Sport, recém-lançado por aqui. Isso permite reduzir as torções na carroceria e melhorar o conforto a bordo, mas pode limitar um pouco o tamanho da picape. Mesmo assim a Ford não é pequena: são 5,07 metros de comprimento (13 cm a mais que a Toro), 1,84 m de largura e 3,07 m de entre-eixos.
A Maverick é mais espaçosa e tem caçamba maior que a da Toro (942 litros de volume, contra 820 l da Fiat). Quando o assunto é levar peso a disputa fica mais parelha, com o modelo brasileiro conseguindo só 10 kg a menos que os 680 kg da Maverick. Por outro lado, só a Fiat tem uma versão turbodiesel capaz de carregar até 1 tonelada. Quanto aos motores, são duas opções. O 2.5 aspirado é auxiliado por um conjunto híbrido e chega aos 193 cv de potência combinada, sempre com câmbio automático CVT e tração dianteira. Já o mais provável de vir ao Brasil é o mesmo 2.0 turbo de 253 cv do Bronco Sport, com câmbio automático de oito marchas e tração integral que equipa a versão topo de linha por lá. A Ford teria um lote limitado para trazer ao país, e faria sentido financeiro focar nos modelos de maior valor agregado.
O visual traz faróis full-LED em formato de C, para-lamas frontais avançando sobre o capô elevado, arcos das rodas arredondados e lanternas verticais contornando a tampa de caçamba com o nome Maverick estampado. A cabine tem estilo mais retilíneo simplificado, reforçando a posição como entrada de gama da Maverick. Não há opção de painel totalmente digital, mudando apenas o tamanho da tela central entre os dois mostradores analógicos. A multimídia com conexão à internet tem o estilo flutuante, comandos físicos separados e um incomum porta-trecos assimétrico, somente do lado direito.