Juiz Miguel Carpi Nejar destaca civilidade na eleição de Dois Irmãos

03/10/2024
Magistrado concedeu entrevista ao editor do JDI, Alan Caldas

Magistrado concedeu entrevista ao editor do JDI, Alan Caldas

O juiz da Comarca de Dois Irmãos, Miguel Carpi Nejar, foi entrevistado pelo editor do JDI, Alan Caldas, nesta quarta-feira (2). Ele falou sobre o trabalho do Fórum e analisou a eleição municipal que acontece no domingo (6). Além de Dois Irmãos, o magistrado também responde como juiz eleitoral de Morro Reuter e Santa Maria do Herval.

– A eleição sempre é uma responsabilidade, é proporcional ao que nos traz de missão, de tornar tudo mais organizado, tranquilo e direcionado à questão de uma eleição limpa e uma disputa acirrada mas correta – comentou.

No seu entendimento, Dois Irmãos vive uma eleição civilizada.

– Em me sinto tranquilo neste cenário, pois temos questões pontuais até o momento, no máximo sete intercorrências. São questões de grau simples, nada de maior complexidade; algo como uma propaganda indevida que deva ser retirada, coisas que se resolvem num contexto de 24 ou 48 horas. Acho que isso é fruto de um amadurecimento, de uma consciência política – disse o Dr. Miguel, acrescentando que o primeiro fiscal é o próprio eleitor.

Em relação ao pleito municipal anterior, Dois Irmãos ganhou 504 eleitores, passando de 24.308 em 2020 para 24.812 em 2024. Nos demais municípios da 153ª Zona Eleitoral, também houve crescimento do eleitorado: Morro Reuter passou de 5.245 para 5.364 (+119) e Santa Maria do Herval subiu de 5.106 para 5.300 (+194). Ao todo, a Comarca soma 35.476 eleitores.

O eleitorado feminino é maioria em Dois Irmãos: 12.935 (52%) x 11.877 (48%). Em Morro Reuter e Santa Maria do Herval, os homens estão em maior número, mas a diferença é muito pequena: 2.694 x 2.670 e 2.686 x 2.614, respectivamente.

 

“Dois Irmãos é onde pretendo me aquerenciar”

O juiz Miguel Carpi Nejar assumiu o Fórum dois-irmonense no final de 2018. Ele é natural de Porto Alegre e vai completar 50 anos de idade no final de outubro. Em 23 anos de carreira, também já passou por Novo Hamburgo, Salto do Jacuí, São Sepé, Agudo, Arvorezinha e Faxinal do Soturno. Agora, diz que “Dois Irmãos é onde pretendo me aquerenciar”.

– Tenho carinho pela cidade, me sinto um dois-irmonense. Eu tenho um filho pequeno que estuda e vive aqui, e procuro sempre me integrar na comunidade. Agora mesmo participei do Kerb, tenho esposa que é aqui de Dois Irmãos e estou muito bem adaptado. Adoro a cidade, adoro a comunidade, adoro a cultura alemã – declarou.

Nos três municípios da Comarca, são cerca de 13 mil processos, de todas as matérias – cível, criminal, eleitoral e previdenciário, ‘que agora é com a justiça federal, mas existe ainda um bom resíduo em tramitação’. O Fórum conta com uma equipe de 10 a 15 pessoas e o horário de atendimento é das 12h às 19h.

O Dr. Miguel é filho dos poetas Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras, e Maria Carpi. Um dos seus irmãos é o conhecido poeta, cronista e colunista do jornal Zero Hora Fabrício Carpinejar, que assina os sobrenomes dos pais juntos.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela