Secretaria da Saúde elabora informativo com orientações sobre febre amarela

04/05/2021
RS declarou emergência em saúde pública na última semana

RS declarou emergência em saúde pública na última semana

A Secretaria da Saúde de Dois Irmãos, através da Vigilância Ambiental em Saúde, elaborou um informativo com orientações sobre a circulação do vírus da febre amarela. No dia 28 de abril, foi assinada a Portaria 341/2021, que declara Emergência em Saúde Pública de Importância Estadual no Rio Grande do Sul em função da confirmação da circulação do vírus da febre amarela. Apesar de Dois Irmãos ainda não estar na zona vermelha para febre amarela, o objetivo é prevenir para evitar que ocorram casos da doença.

Segundo o biólogo da Vigilância Ambiental em Saúde, Fernando Timm, a febre amarela é uma doença viral transmitida pela picada principalmente de mosquitos silvestres dos gêneros Haemagogos (“emagogus”) e Sabethes. Registros de febre amarela urbana são raros, mas esta pode ser transmitida pelo Aedes aegypti. “Geralmente, as pessoas infectadas não apresentam sintomas ou têm sintomas leves. Os sintomas podem incluir: febre alta; calafrios; cansaço, dor de cabeça; dor muscular; náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências do fígado e dos rins, icterícia, ou seja, olhos e pele amarelados, hemorragias e cansaço intenso. A forma grave da doença pode levar à morte. Caso apresente algum destes sintomas, procure orientação médica”, destaca Fernando.

 

SAIBA MAIS

Quem mora em zona rural, em área com mata e não está vacinado contra a febre amarela, deve se vacinar. Também é importante observar se houver bugios nas proximidades, se aparecerem animais mortos ou doentes, pois estes animais também pegam febre amarela. Neste caso, deve-se ligar para o Departamento Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (51) 3564-8894.

– Os animais não devem ser mortos, pois não transmitem diretamente a doença e servem de “alarme” para o fato de que o vírus circulando no ambiente. Além disso, há vacina; é mais inteligente se vacinar do que matar um animal que espalha sementes e ajuda a manter o ambiente saudável – orienta o informativo do município.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela