Além das oficinas, entidade criou uma biblioteca, que também será aberta aos munícipes. Na foto, Rodrigo Frohlich Grings, de 11 anos
Engajada em cultuar e propagar a tradição gaúcha, a ACTG Portal da Serra já retomou as atividades e divulgou uma grande novidade para 2021: a realização de três oficinas gratuitas – declamação, canto e violão, que serão abertas a comunidade dois-irmonese. As aulas serão abertas a pessoas de todas as idades.
De acordo com o patrão do Portal, Diego Joel Schuh, o projeto, que é financiado pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, inicia em março. Para que a entidade possa se organizar, a sugestão é de que os interessados façam um pré-cadastro, através das redes sociais da ACTG (Facebook e Instagram) ou presencialmente, na entidade, com a Capataz Artística Cristiane Fruhling Wagner, nas quintas-feiras, das 18h às 22h. Através do projeto, se evidencia, mais uma vez, o papel social dos Centros de Tradição Gaúcha. “Somos uma entidade social, com cunho cultural, e devemos auxiliar os órgãos públicos na solução de seus problemas. Ter pessoas das mais diversas idades, num espaço de aprendizagem da cultura do nosso povo, é muito rico para todas as gerações. Essa troca de conhecimento, partilha de vida e cuidado nos torna pessoas melhores e assim construímos um bom tradicionalismo”, destaca Diego.
Outra novidade do Portal é a biblioteca, que também poderá ser acessada pela comunidade. “Durante a pandemia organizamos o espaço, em parceria com o Departamento de Cultura do município, que nos cedeu uma bibliotecária para a organização do acervo. Trata-se de uma biblioteca específica sobre as questões da nossa terra, história, geografia, folclore, tradicionalismo e poesia. São livros que, parte foram adquiridos e parte foram doados”, conta Diego, destacando que a entidade está aceitando a doação de livros sobre estas temáticas.
Leia a matéria completa na edição impressa e na digital desta sexta-feira (5).