Dois Irmãos tem audiência para implementação de curso de Tecnologia da Informação

05/04/2022
Encontro ocorreu na manhã desta terça

Encontro ocorreu na manhã desta terça

O curso técnico de Tecnologia da Informação está mais próximo de ser uma realidade para a comunidade dois-irmonense. Na manhã desta terça-feira (5), ocorreu na Câmara de Vereadores uma audiência pública com a finalidade de formalizar o curso e formar parcerias que possam favorecer os alunos com estágios. Estiveram presentes a secretária de Educação, Denise Maldaner, o diretor da Escola Estadual Técnica Affonso Wolf (Vale Verde), Paulo Renato Dapper, o coordenador pedagógico Elson João Selch, a coordenadora do curso de TI Rosmeri Ceconi, além de autoridades, empresas do setor de tecnologia e sociedade civil. 

O curso técnico é uma demanda feita por aproximadamente 30 empresas de tecnologia da região para a prefeitura, devida à escassez de mão de obra qualificada. Na audiência foi assinado um protocolo de intenções pelo poder público, pela coordenadoria da escola e pelas demais pessoas presentes na audiência. Além disso, as empresas assinaram um termo de compromisso garantindo a oferta de estágios, uma atitude importante, visto que para a conclusão deste curso o estágio é obrigatório. O próximo passo é encaminhamento desse processo para a coordenadoria de educação.

Rosmeri Ceconi informa que está trabalhando nesse projeto desde o ano passado e que acredita que no ano que vem vão iniciar as primeiras turmas do curso de Tecnologia da Informação. Para os empresários, o curso será uma oportunidade de encontrarem trabalhadores qualificados, e para a população, uma excelente qualificação para a busca de empregos de forma gratuita e acessível.

– Na medida em que o mundo está se digitalizando cada vez mais, nós temos um déficit de aproximadamente 6 mil programadores somente no nosso Estado. Empresas estrangeiras vieram se instalar no país e contrataram boa parte dos trabalhadores da área. Isso cria um problema sério para nós de falta de mão de obra.  A gente gostaria de estar crescendo, mas não temos mão de obra para expandir – comenta Taironi Fensterseifer, da empresa Kunden Systems.

Douglas Mai, da Krafti Tecnologia, destaca a importância da iniciativa.

– Hoje acabamos contratando gente que está realizando algum tipo de curso online. É difícil achar alguém que tenha formação, porque não tem essa formação no munícipio. Qualquer cidade que tu fores tem falta de profissionais de TI. Hoje, por exemplo, poderiam começar na nossa empresa três ou quatro funcionários. Sou de Dois Irmãos e toda a minha formação na área teve que ser fora da cidade. Então a questão de logística era um problema, eu ficava mais tempo no percurso do que no curso. Essa capacitação no município com certeza é algo extremamente positivo – observa ele.

 

(Por Giordanna Benkenstein Vallejos)


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela