Fonte: G1 SP
O Instituto Butantan disse nesta quarta-feira (5) que espera receber até o dia 15 de maio ao menos os 3 mil litros de insumo da CoronaVac que estavam previstos para chegar ao país em abril. O Instituto afirma que foi solicitado à Sinovac o envio de 6 mil litros, para produzir aproximadamente 10 milhões de doses, mas espera receber minimamente os 3 mil que não foram liberados no prazo por conta de questões burocráticas do sistema de exportação chinês.
O Butantan é parceiro do laboratório, e responsável pela etapa final de produção da vacina no Brasil. “Nossa expectativa é a de que o IFA chegue no Brasil até o dia 15. Esse é o planejado, programado para que não haja atraso nenhum nas entregas da segunda parte do mês de maio”, disse Cintia Lucci, diretora de projetos estratégicos do Instituto, durante coletiva de imprensa do governo estadual nesta tarde. Ainda durante a coletiva, a diretora afirmou que um novo lote com 1 milhão de doses será enviado ao Ministério da Saúde nesta quinta-feira (6). Na próxima semana, outras 4 milhões deverão ser entregues ao Programa Nacional de Imunização (PNI) por meio de três remessas.
Com os novos envios, o Instituto concluirá o primeiro contrato firmado com o governo federal para o fornecimento de 46 milhões de doses, que sofreu atraso de alguns dias após problemas com a entrega de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) vindos da China, e começa a entregar as 54 milhões previstas no segundo acordo.
Veja abaixo as entregas de doses do Butantan ao ministério:
Janeiro: 8,7 milhões
Fevereiro: 4,583 milhões
Março: 22,7 milhões
5 de abril : 1 milhão
7 de abril : 1 milhão
12 de abril : 1,5 milhão
14 de abril: 1 milhão
19 de abril: 700 mil
22 de abril: 180 mil
30 de abril: 420 mil
6 de maio: previsão de entrega de 1 milhão