Dois Irmãos recebe novo formato de armadilhas contra o Aedes aegypti

05/05/2022
(Foto: Divulgação / PMDI)

(Foto: Divulgação / PMDI)

Nesta quarta (4) e quinta-feira (5), agentes de endemias da Secretaria da Saúde de Dois Irmãos e agentes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) instalaram 10 armadilhas (mosquitecas) em pontos estratégicos da cidade para coleta de mosquitos Aedes aegypti adultos. O objetivo é captar o mosquito adulto (fêmeas) e remetê-los ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS), para pesquisa de variações genéticas e mutações.

As armadilhas foram instaladas pelas agentes de endemias Márcia Skonetzky e Waleska Carolina Souza da Silva e pelos agentes do CEVS Max Salgueiro e Elson Rezende. “Com os resultados dessas novas armadilhas para coleta de mosquitos poderemos qualificar o monitoramento do Aedes”, explica Elson. As armadilhas antigas (larvitrampas) usadas no município foram desativadas.

O biólogo da Vigilância Ambiental de Dois Irmãos, Fernando Timm, explica que o estudo permitirá um melhor conhecimento do vetor, o que auxiliará no planejamento do combate ao mosquito e no controle da dengue, zika e chikungunya.

 

Recomendações

As agentes de endemias ressaltam que é importante que a população continue alerta realizando ações simples que podem ajudar no combate do mosquito Aedes aegypti, como: limpeza de pátios, evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de plantas, além de manter a caixa d’água sempre fechada.

 

Boletim da dengue

Conforme atualização desta quinta-feira (5), Dois Irmãos chegou a 2.504 casos confirmados de dengue, com dois pacientes internados. O número de notificações está em 4.160 e há 1.072 testes em análise.


› Compartilhe

  • Instagram
  • doação de sangue

COLUNAS

Melhor seguir filtrando

Melhor seguir filtrando

Pitter Ellwanger   01/07/2022

Playlist #48

Playlist #48

Pitter Ellwanger   01/07/2022

FOTOS DO DIA

Sentinela – De olhar atento a todos os movimentos (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2022, Todos os direitos reservados Agência Vela