Semana começa com cara de inverno no Rio Grande do Sul

05/10/2020
Fonte: GaúchaZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GaúchaZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

A semana começou com cara de inverno no Rio Grande do Sul, registrando frio, chuva e vento forte. Segundo a Somar Meteorologia, a formação de um ciclone extratropical no litoral gaúcho trouxe novos temporais ao centro e ao leste do Estado. Na terça (6), o tempo firme volta a predominar, pois a frente fria começa a atuar entre o Paraná e o Rio de Janeiro, levando os temporais para lá e dando lugar a uma área de alta pressão atmosférica, o que ajuda a inibir a formação de áreas de instabilidade. Ao mesmo tempo, isso traz uma massa de ar frio. Segundo a Somar, as baixas temperaturas durarão ao longo do dia em grande parte do Rio Grande do Sul. 
Após dar uma trégua na terça, a chuva deve voltar na quarta-feira (7). Conforme a Somar, isso se dá por conta de áreas de instabilidade que se formam em vários níveis da atmosfera. Será uma quarta de temporais em todo o Rio Grande do Sul, com raios, rajadas de vento e queda de granizo. Os temporais duram até o final de sexta-feira (9), especialmente na metade norte. Para as outras regiões, a previsão é de chuva com baixos volumes. Entre a sexta e a terça-feira (13), as pancadas de chuva se espalham novamente pelo território gaúcho. 


TEMPERATURAS
Até a quinta (8), as temperaturas não sobem muito na metade sul, com máximas abaixo dos 27°C. Já no extremo norte e noroeste gaúcho, o calor vai predominar, com temperaturas ultrapassando os 30°C – tendência que deve se estender até terça-feira (13), de acordo com a Somar. Entre sexta (9) e terça-feira (13), as temperaturas ficam mais amenas na Campanha e no Sul, com máximas abaixo dos 21°C. A Somar ainda indica que a nova incursão de uma massa de ar frio provoca quedas mais significativas na Campanha entre sexta e terça, com mínimas podem chegar perto dos 3°C.


DOIS IRMÃOS
– Terça, dia 6: Sol com algumas nuvens. Não chove. 10°C / 21°C
– Quarta, dia 7: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 12°C / 22°C
– Quinta, dia 8: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 13°C / 21°C


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela