Pesquisa comprova o impacto da Covid-19 no controle do diabetes

05/10/2021
Fonte: G1 Bem Estar

Fonte: G1 Bem Estar

Com a gradual retomada das consultas, os médicos já vinham observando o problema em seus consultórios, e agora uma pesquisa internacional confirma a gravidade da situação: o isolamento provocado pela Covid-19 teve um impacto bastante negativo no aumento de peso e controle da glicemia dos portadores de diabetes tipo 2.

O interessante é que, entre os pacientes com diabetes tipo 1, aconteceu o oposto. Trata-se de uma revisão e meta-análise (técnica estatística para integrar resultados de diferentes levantamentos) de 33 trabalhos que cobrem dez países e 4.700 pessoas. Foi apresentada no encontro anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD em inglês), no fim de setembro.

– Com o desenrolar da pandemia, nossas preocupações foram crescendo à medida que aumentava o número de consultas remotas e as pessoas experimentavam mudanças em seu dia a dia que geravam ansiedade e estresse. Nossa análise mostrou que, enquanto os pacientes do tipo 1 administraram bem a situação, os do tipo 2 pagaram um preço alto. É importante lembrar que o descontrole glicêmico está associado a diversos tipos de câncer, complicações renais, cegueira, amputações, infarto e derrame – afirmou Claudia Eberle, da Universidade de Ciências Aplicadas de Fulda, na Alemanha.

Em 2019, pelo menos 9% dos adultos entre 20 e 79 anos – cerca de 463 milhões no mundo inteiro – viviam com diabetes. O tipo 1 é a segunda doença crônica mais comum em crianças, respondendo por 85% dos casos abaixo dos 20 anos. Entretanto, o tipo 2 representa entre 90% e 95% de todos os diagnósticos da doença. Para a pesquisadora, o período de quarentena pode ter levado pacientes com o tipo 1, a maioria convivendo com a doença desde a infância, a aprofundar a consciência sobre sua condição. Em compensação, os do tipo 2, que em grande parte desenvolveram o quadro já adultos, podem ter sido afetados mais fortemente pelo estresse, alimentando-se mal e deixando de lado a atividade física.

Vale ainda registrar um outro estudo, também divulgado no evento, que mostra que mulheres com diabetes não recebem o mesmo cuidado de prevenção de doença cardiovascular que os homens. A pesquisa contou com quase 10 mil adultos portadores do tipo 2, com ou sem doença cardiovascular preexistente, e descobriu que, para elas, é menor a prescrição de estatinas, aspirina ou medicamentos para a pressão arterial.

– Apesar das evidências sobre os benefícios de controlar fatores de risco, baixando os níveis de pressão e colesterol, uma proporção inaceitável de mulheres não recebe o tratamento recomendado, e a doença cardiovascular é a principal causa de mortes femininas – enfatizou Giulia Ferrannini, médica do Karolinska Institutet, na Suécia.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela