Vereadores aprovam moção de repúdio ao processo de privatização da Corsan

06/04/2021
(Foto: Arquivo JDI)

(Foto: Arquivo JDI)

A Câmara de Vereadores de Dois Irmãos aprovou nesta segunda-feira (5), por unanimidade, uma moção de repúdio ao anunciado processo de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan. O documento foi proposto pelo presidente Elony Nyland (MDB) e será encaminhado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

– A Corsan atualmente presta serviço em 317 municípios do Rio Grande do Sul, não sendo uma empresa deficitária, pelo contrário, é lucrativa. A empresa possui experiência, capacidade e corpo técnico e funcional capaz de cumprir todas as metas do saneamento básico no Brasil. Propor a privatização da Corsan, além de um erro de avaliação no tocante à empresa, também é um equívoco do ponto de vista do momento vivido em razão da pandemia da Covid-19, no qual a população necessita dos serviços de saneamento, principalmente o abastecimento de água para uso na higiene pessoal, tendo a Corsan ao longo dos anos proporcionado tal à população em geral de forma satisfatória. Criar incertezas com a possibilidade de privatização é nítida demonstração de descaso com o papel do Estado em prestar serviço público de qualidade. A privatização da Corsan trará prejuízo aos pequenos municípios e à população mais pobre, onde os investimentos públicos tratam e resolvem os problemas, uma vez que não existe o interesse em tornar rentável apenas o negócio, ao contrário da iniciativa privada, que buscará privilegiar as regiões que lhe gerarem maiores lucros – justifica o vereador.

 

Leia a matéria completa na edição impressa e na digital desta terça-feira (6).


› Compartilhe

COLUNAS

Maid e Masculinidade

Maid e Masculinidade

Pitter Ellwanger   19/11/2021

Playlist #22

Playlist #22

Pitter Ellwanger   19/11/2021

Um mundo melhor está próximo!

Um mundo melhor está próximo!

Coluna da Fé   09/11/2021

FOTOS DO DIA

A cidade cresce e a paisagem muda (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2021, Todos os direitos reservados Agência Vela