Fonte: GaúchaZH
A reunião anunciada entre Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Grêmio e Caxias no final da manhã desta quinta-feira (6) definiu a manutenção da fórmula da decisão. Não houve acordo entre os clubes e, desta forma, dois jogos definirão o campeão do Gauchão 2020. As datas dos confrontos serão oficializadas nas próximas horas, mas a tendência é que os jogos sejam realizados ainda no mês de agosto.
O Caxias estava disposto a finalizar o torneio já neste final de semana. A brecha cedida aos paulistas pela CBF poderia ser adotada no Rio Grande do Sul apenas se a final fosse em duelo único, alternativa rechaçada pelo Grêmio. Segundo entendimento da FGF, apenas um comum acordo poderia alterar o sistema de disputa. Logo, a decisão será em duas partidas.
— Não tivemos consenso para jogo único e vamos cumprir o regulamento. Tentamos entrar num acordo, mas o Grêmio quer cumprir os dois jogos. Solicitamos para os dias 9 e 26. A FGF está tentando a liberação, mas é difícil. É um prejuízo enorme para o Caxias — disse Paulo Cesar Santos, presidente do clube da Serra.
A única folga próxima no calendário do Brasileirão é no dia 26. Se não for possível liberar a data deste domingo, o jogo de volta pode ser no dia 29 ou 30 de agosto. O Grêmio tem agendado para o dia 30 o duelo com o Goiás, pela sexta rodada do Brasileirão, na Arena. A CBF deverá remarcar o compromisso contra o clube do Centro-Oeste, sem previsão pelo calendário ajustado da temporada — o que dependerá diretamente dos avanços das equipes nos torneios paralelos.
O Caxias venceu o primeiro turno ao derrotar o próprio Grêmio na final, por 1 a 0. O Tricolor levou o segundo turno nesta quarta, ao vencer o Inter por 2 a 0.