(Foto: Polícia Civil)
Nos meses de julho e agosto deste ano, a Delegacia de Polícia de Dois Irmãos recebeu 29 denúncias de violência doméstica contra a mulher, conforme números divulgados pelo órgão de segurança pública.
No mês de julho, 10 casos chegaram ao conhecimento da polícia. Oito ocorreram em Dois Irmãos, um em Morro Reuter e um em Parobé. Sete vítimas solicitaram medida protetiva de urgência. Os casos de ameaça foram os mais recorrentes, totalizando quatro denúncias. Também foram registradas ocorrências por perseguição, descumprimento de medida protetiva, violência psicológica, perturbação, estupro e lesão. As vítimas têm entre 12 e 71 anos e os acusados entre 18 e 66 anos.
Agosto registrou 19 denúncias e 15 mulheres solicitaram medida protetiva. A grande maioria dos casos ocorreu em Dois Irmãos: 16. Segundo a polícia, os fatos aconteceram nos bairros: Primavera (3), São João (3), Vale Verde (2), Navegantes (2), São Miguel, Travessão Rübenich, Bela Vista, Centro, União e Travessão, todos com 1 caso. Os demais foram em Morro Reuter (perseguição, ameaça e perturbação).
Assim como em julho, no mês passado as ocorrências por ameaça também foram as mais frequentes; foram 11 denúncias por este crime. Entre as denúncias também estão duas por vias de fato, duas por lesão corporal e uma por difamação. As vítimas são mulheres com idades entre 18 e 69 anos, e os acusados têm entre 19 e 72 anos.
Onde buscar ajuda em Dois Irmãos:
Coordenadoria da Mulher: (51) 3564- 8875
CREAS: (51) 3564-8876
Unidades Básicas de Saúde (nos bairros) e Urgência e Emergência 24h
Brigada Militar: 190
Delegacia de Polícia: (51) 3564-1190
Defensoria Pública: (51) 3564-3250
Central de Atendimento à Mulher: 180
Delegacia Online: Site da Polícia Civil (www.dol.rs.gov.br). Podem ser registrados casos de: violação de domicílio, injúria, calúnia, furto, perseguição, divulgação de imagens íntimas, agressão física, dano e ameaça. Para realizar o registro é preciso ser maior de 18 anos. Após finalizar a denúncia, o boletim é encaminhado à delegacia mais próxima da localidade da vítima.