Exames pré-operatórios para 150 pacientes estão sendo custeados com dinheiro arrecadado no último Chá Beneficente. Voluntárias ajudaram na organização para a realização dos exames na segunda
Somando esforços para proporcionar melhorias na saúde, a Associação dos Voluntários do Hospital São José de Dois Irmãos divulgou, na segunda-feira (4), mais uma ação em prol da comunidade: a entidade irá custear exames pré-operatórios para 150 pacientes que aguardam por cirurgia na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a presidente do grupo, Neusa Meurer Hansen, o chamado Mutirão da Saúde, que parte do tema “Cuidar da sua saúde é nossa prioridade”, será custeado com o dinheiro arrecadado no Chá Beneficente realizado pelo grupo em julho deste ano, na ACTG Portal da Serra.
A lista com os nomes dos 150 pacientes foi encaminhada pela Secretaria da Saúde do município e são de pessoas que aguardam há anos por procedimentos cirúrgicos. Muitas delas já realizaram exames pré-operatórios outras vezes, no entanto, não tiveram as cirurgias agendadas pelo SUS. Os pacientes estão sendo contatados por uma voluntária da própria associação, que também está realizando o agendamento dos exames.
Os primeiros exames laboratoriais e de imagem foram realizados já nesta segunda-feira, no hospital de Dois Irmãos, pelo Intra – Instituto de Diagnóstico e Tratamento e pelo Laboratório Pagel. Segundo a Associação dos Voluntários, as cirurgias serão realizadas no Hospital Sapiranga. A previsão é de que as primeiras cirurgias ocorram no dia 16 de setembro.
O prefeito Jerri Menegheti destacou a importância desta mobilização. “Estamos realizando mutirões de cirurgia para eliminar as filas de espera, portanto, a ajuda dos voluntários na realização dos exames necessários aos pacientes que farão estas cirurgias desonera parte do custo do município e contribui de forma muito importante na agilidade dos processos, beneficiando centenas de pacientes. Registramos mais uma vez nosso mais profundo agradecimento por mais esta importante ação, destinando este investimento para a área de saúde, área tão importante”, ressaltou.
Seis anos à espera de cirurgia
Morador do bairro Travessão, José Ataíde Pedroso, 60 anos, tem pedra na vesícula e aguarda cirurgia há seis anos. Ele é um dos pacientes beneficiados pelo Mutirão da Saúde. Segundo José, ele já havia realizado exames preparatórios pelo menos outras três vezes. “Mas até hoje não me chamaram para a cirurgia”, diz ele, agora ansioso para o procedimento. “A iniciativa da associação foi muito boa. Estamos surpresos e muito felizes com essa ação”, comenta, lamentando a demora por parte do setor público. “Não consigo entender porque demora tanto. Até os médicos se apavoram quando a gente conta. Se tivesse uma doença grave, já teria morrido”, completa.
Voluntários também vão ajudar Morro Reuter
De acordo com a Associação dos Voluntários, também serão custeadas 94 ressonâncias magnéticas para pacientes de Morro Reuter. Assim como ocorre em Dois Irmãos, os nomes serão encaminhados pela Secretaria da Saúde.
Para a prefeita do município, Carla Chamorro, a ação comprova uma união de forças em prol da comunidade. “Estamos muito felizes com esta iniciativa, pois ela ratifica o bom êxito da parceria feita em prol do bem comum da população. Como integrantes do nosso Conselho Municipal de Assistência Social, a Associação dos Voluntários do Hospital São José contribui ainda mais, dando o testemunho de que, de mãos dadas, unimos forças, ajudando a comunidade”, ressalta.
Segundo Carla, o próprio município também segue investindo na contratação de procedimentos que deveriam ser subsidiados pelo governo. “Como existe uma demanda reprimida da qual o Estado não está dando conta, vimos necessário fazer investimentos com recursos do município: cirurgias de catarata, mais sessões de fisioterapia, consultas com especialistas, entre outras ações. Neste contexto, a parceria com a Associação dos Voluntários do Hospital São José permitiu zerar a fila de espera por ressonâncias”, finalizou.
Segundo os voluntários, Morro Reuter se tornou um grande parceiro da associação, além dos moradores também serem muito participativos nos eventos organizados pelo grupo.
Recurso
Inicialmente, o recurso do chá seria destinado a famílias atingidas pelas enchentes ocorridas em junho, porém, após conversas, identificou-se que felizmente muitas já haviam se recuperado dos danos. Com isso, buscou-se outra forma de aplicar o valor e chegou-se a ideia do Mutirão da Saúde. “A iniciativa foi apresentada ao Conselho de Saúde, que prontamente apoiou a ideia”, comenta Neusa.
Como ajudar
Quem quiser colaborar com o Mutirão, pode realizar doações em dinheiro. Elas podem ser feitas diretamente para a Associação dos Voluntários do Hospital São José, através da chave Pix 27.746.480/0001-90 (CNPJ).
(Foto: Associação dos Voluntários do Hospital São José/ Divulgação)