(Foto: Divulgação / PMDI)
Na última segunda-feira (4), o Hospital São José, de Dois Irmãos, através do IBSAÚDE, apresentou sua campanha Novembro Azul, mês de conscientização da luta contra o câncer de próstata e de valorização da saúde do homem. O momento contou com a participação da prefeita Tânia da Silva, do secretário de Saúde, Afonso Bastian, do diretor administrativo do hospital, Arno Berger, do presidente do Conselho de Administração, Cléo Machado, além de profissionais do hospital, de representantes da APAE, do Lions Clube Portal da Serra Dois Irmãos e da comunidade em geral.
Segundo a prefeita Tânia, é de extrema importância os homens se conscientizarem e fazerem os exames necessários regularmente, pois a única forma de garantir a cura da doença é através do diagnóstico precoce. “O município disponibiliza os exames pelo SUS e está lutando para agilizar o atendimento com a oncologia, através da referência”, afirmou. O secretário Afonso ressaltou que quanto mais instituições abraçarem a campanha Novembro Azul, mais chances de atingir o público-alvo. “Nós, homens, somos muitas vezes reticentes para consultarmos com um médico, mas é de extrema importância fazer exames preventivos e não dar chance para as doenças”, comentou. O diretor Arno lembrou que o IBSAÚDE realizou campanha de conscientização sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio; o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama; e agora sobre o Novembro Azul, para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. “O diagnóstico tardio é um dos principais motivos para o câncer de próstata ser o segundo tipo de tumor maligno que mais mata os homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão”, acrescentou.
Ao final dos pronunciamentos, o pastor luterano Oscar Zimmermann e o padre Jair Antônio Todescatt deram uma benção, além de ressaltarem a importância da prevenção para combater a doença. Por conta da campanha, a entrada do hospital foi decorada com balões nas cores azuis, e os profissionais estão distribuindo material informativo da campanha para os pacientes que vão até a casa de saúde.
No dia 29 de novembro, às 15h, ainda com local a definir, haverá uma palestra com o urologista André Kruze.
Quem deve consultar
Independente de haver algum sintoma, todo homem a partir dos 45 anos (40 anos para quem tem histórico familiar) deve se consultar com o urologista anualmente e fazer o exame de sangue PSA. Mostrando alguma alteração, o médico faz o toque retal e, ao identificar algum nódulo, realiza a biópsia. Sendo câncer, a detecção precoce da doença aumenta em 80% as chances de cura. Ao sentir dificuldade, dor ou ardor ao urinar e vontade frequente de urinar, a pessoa também deve procurar um médico.