Fonte: Autoesporte / Fotos: Divulgação
A alta nas vendas de carros novos no Brasil faz com que a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) espere que até o final do ano o mercado feche com mais de dois milhões de veículos comercializados. Em outubro, a alta foi de 22,7% em relação ao mesmo período doe 2022.
Foram exatos 206.669 carros novos vendidos, contra 168.452 em outubro do ano passado. Na comparação com setembro, a alta foi mais modesta: 10,3%, consequência de um dia útil a mais no calendário. Assim, o acumulado do ano também segue com indicadores apontando para cima. Até agora, foram 1.741.128 exemplares emplacados no Brasil entre janeiro e outubro, 11,4% mais do que nos dez primeiros meses de 2022. A Fenabrave manteve a previsão de alta de 7,3% para 2023, com expectativa de encerrar o ano com 2,1 milhões de carros e comerciais leves vendidos. Entre as fabricantes, a Fiat é que lidera com 44.456 vendas no mês. E a vantagem é bem larga para a Volkswagen, segunda colocada do ranking, que garantiu 32.886 emplacamentos. Na terceira colocação, com uma diferença muito pequena, está a Chevrolet, com 32.274 unidades.
No ano, as posições do pódio são as mesmas: liderança para a Fiat (384.444), segunda posição para a Volkswagen (271.310) e terceira colocação para a Chevrolet (268.571). Depois vem a Toyota, que vendeu 157.175 modelos entre janeiro e outubro de 2023, seguida da Hyundai, que emplacou 144.370 carros no ano. No acumulado de janeiro a setembro, destaque para a BYD. Apesar da fabricante chinesa aparecer somente na 17º posição com 8.822 emplacamentos no ano, mostra forte crescimento ao ficar no 15º lugar em setembro, superando todas as marcas de luxo. No mês, foram 2.732 vendas.