Ramon Arnold (PP)
No dia 21 de outubro, a Câmara de Vereadores de Dois Irmãos aprovou o projeto de Lei 68/2024, que autoriza a aprovação de projeto para implantação de empreendimento consistente em complexo de uso turístico, “Resort e Hotel Multipropriedade”, em Zona Rurbana – ZRB e Zona de Interesse Turístico – ZIT, com até cinco pavimentos. A área fica no Travessão Rübenich, e a ideia é construir um complexo de prédios para em torno de 900 unidades, praia de piscinas de ondas, pista de skate profissional, piscinas aquecidas e vários espaços esportivos, entre outros.
Na sessão da última segunda-feira (4), Ramon Arnold (PP) foi à tribuna para explicar o andamento do processo. Ele disse que foi questionado sobre o assunto por moradores do bairro e pessoas de outras áreas da cidade.
– No local específico onde se deseja fazer o empreendimento não há viabilidade do ponto de vista técnico do Plano Diretor. Então o Executivo fez um projeto para que fosse implementada uma alteração específica para o empreendimento, no que tange ao estudo de viabilidade. O estudo de viabilidade é aquele primeiro momento que passa por todos os setores técnicos da prefeitura para verificar vários aspectos, entre eles a questão da localização. É isso o que fizemos na Câmara: por unanimidade foi aprovado que os estudos técnicos possam avançar naquela área – comentou o líder de governo.
Ele reforçou que a iniciativa está na fase de estudo de viabilidade.
– Não há projeto aprovado, não há absolutamente nada que tenha avançado neste sentido. Estamos no estudo de viabilidade, e depois disso vêm os estudos de solo, de cobertura vegetal, estudos geológicos, estudos hídricos, para verificar se naquela área existe algum tipo de modificação que deve ser feita, algum tipo de vertente ou outra situação que necessite da intervenção dentro do projeto. Isso pode demorar meses. Finalizado isso, vamos partir para a próxima fase, que é a efetivação do projeto do empreendimento, que não foi apresentado ainda para a prefeitura, diferentemente do que alguns disseram. O projeto só vai ser apresentado após esses laudos estarem concluídos. Depois, uma vez apresentado o projeto, ele vai passar novamente pela avaliação do município, quando se fará a aprovação para que se tenha uma licença prévia de construção. Um empreendimento desse tamanho pode levar meses, quem sabe anos para ser construído. Após a construção, vamos ter as análises hidrossanitárias e de Habite-se. Ou seja, somente após isso será dado o Habite-se para que o empreendedor possa encaminhar o alvará e iniciar o funcionamento. Estamos falando de pelo menos sete estágios até a efetiva conclusão e início das operações – concluiu Ramon.