Busca por documentos para morar no exterior cresce 81% nos cartórios do RS

06/12/2021
Fonte: g1 RS / Foto: Agência Brasil

Fonte: g1 RS / Foto: Agência Brasil

A procura por documentos para regularizar a moradia no exterior cresceu 81% nos cartórios do Rio Grande Sul no segundo semestre de 2021, conforme a seção gaúcha do Colégio Notarial do Brasil (CNB-RS). Entre junho e novembro deste ano, a busca dos gaúchos pela validação de documentos em outros países foi feita por 48 mil pessoas, enquanto o mesmo período do ano passado registrou 26 mil processos semelhantes.

Os dados referem-se aos atos de apostilamento, como é conhecido o serviço de reconhecimento mútuo de documentos em outros países. O crescimento mais significativo foi em solicitações de vistos para estudos ou abertura de processos de dupla cidadania. Até novembro, foram 41,9 mil buscas, um aumento de 113% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 19,6 mil processos. A avaliação do presidente do CNB/RS, José Flávio Bueno Fischer, é de que a pandemia de coronavírus e a consequente crise econômica, aliada às altas taxas de desemprego, são as principais causas do aumento.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, há cerca de 4,2 milhões de brasileiros morando legalmente em outros países. O número, referente a 2020, significa um aumento de 20% em relação a 2018, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus. Entre os brasileiros, os destinos preferidos são Portugal e Itália, mas países como Irlanda e México viram triplicar a entrada de pessoas vindas do Brasil em dois anos.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela