(Foto: Polícia Civil / Divulgação)
Na manhã desta terça-feira (5), o delegado Felipe Borba, titular da Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, conversou com alunos do 6º ao 9º ano da escola municipal Paulo Arandt, do bairro São João, sobre violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento é em alusão aos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, em parceria com a Coordenadoria da Mulher do município.
Neste ano, as palestras enfatizam o problema da subnotificação de casos da Lei Maria da Penha, ou seja, aqueles que não chegam ao conhecimento dos órgãos de segurança pública.
De acordo com o delegado Borba, a ampla maioria dos casos de violência contra a mulher jamais chega ao conhecimento dos órgãos policiais, por isso a Polícia Civil procura estimular a reflexão dos jovens sobre o assunto, a fim de que não perpetuem atos discriminatórios, estimulem as vítimas a procurarem auxílio e colaborem com denúncias.
O delegado reforça fatores que contribuem para essa subnotificação de casos. “Trata-se de crime comumente praticado dentro de casa, sem testemunhas; as vítimas possuem medo do agressor, principalmente de que venham a concretizar o conteúdo das ameaças; desconhecimento por parte das vítimas sobre os mecanismos de proteção previstos em lei e existentes na estrutura estatal; receio de sofrer discriminação ou suportar algum constrangimento por eventual preconceito social sobre a sua condição; vulnerabilidade psicológica intensa, com incapacidade de resistir ou de buscar apoio; normalização da violência, não reconhecendo os atos como abusivos; dependência financeira, não vislumbrando perspectivas de vida economicamente sustentável fora daquela relação; etc.”, comenta.
Conforme o delegado, quanto mais inferiorizada, humilhada, menosprezada e violentada é a mulher, menor costuma ser sua capacidade de buscar qualquer tipo de auxílio. “Não podemos, portanto, apenas esperar que as vítimas tomem a iniciativa de registrar ocorrência policial. É preciso denunciar”, ressalta.
Além da Paulo Arandt, palestras também vão ocorrer na escola estadual 10 de Setembro.
Qualquer instituição que tenha interesse nas palestras pode contatar a Delegacia de Dois Irmãos pelo telefone (51) 3564-1190 ou pelo WhatsApp (51) 98543-7318.