Fonte: g1
A Fiat Strada foi o veículo novo mais vendido de 2021, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram comercializadas 109.107 unidades da picape no país, números que auxiliaram a montadora italiana a também assumir a liderança do mercado brasileiro no ano passado, com 21,83% de participação.
A Strada derrubou do topo da lista o Chevrolet Onix, que foi o carro novo mais vendido do país por seis anos seguidos. Em 2021, o hatch vendeu 73.623 unidades, uma queda aproximada de 46% em relação aos números de 2020 (135.351 unidades). O Onix não só perdeu a liderança como amarga a 5ª posição no ranking de mais vendidos. Trata-se de um efeito direto de uma paralisação que se estendeu por meses na produção do modelo em meados de 2021.
A GM chegou a informar que a linha de montagem do Onix sofreu com a falta de semicondutores no mercado e tamanha foi a escassez que não houve como produzir o modelo mais vendido da marca. Depois de normalizada a situação, o Onix passou a se recuperar nas vendas dos últimos meses do ano e subiu posições. Inclusive, o modelo hatch e o sedã Onix Plus foram os líderes de vendas no mês de dezembro, segundo os dados da Fenabrave.
A falta do insumos foi um problema comum a toda a indústria ao longo do ano de 2021, junto com paralisações das fábricas em momentos mais severos e de alto contágio da pandemia do coronavírus. Esses fatores associados à redução do poder de compra da população – seja por meio da alta da inflação ou pela redução da renda do trabalho – causaram a alta de apenas 3% na venda de veículos novos no ano, como informou a Fenabrave nesta quinta-feira (6). Nesse contexto que se formou a lista de veículos mais vendidos do ano.
Veículos novos mais vendidos de 2021
Fiat Strada: 109.107 unidades (+36%)
Hyundai HB20: 86.455 unidades (-0,2%)
Fiat Argo: 84.644 unidades (+28%)
Jeep Renegade: 73.913 unidades (+29%)
Chevrolet Onix: 73.623 unidades (-46%)
Jeep Compass: 70.906 unidades (+10%)
Fiat Toro: 70.890 unidades (+31%)
Volkswagen Gol: 66.228 unidades (-7%)
Fiat Mobi: 65.847 unidades (+41%)
Hyundai Creta: 64.759 unidades (+35%)
Sobe e desce
O sucesso da Strada entre os comerciais leves – com domínio de quase metade do segmento – não foi o único destaque da Fiat. O hatch Argo, concorrente direto do Onix, subiu da 7ª para a 3ª colocação entre os veículos novos mais vendidos do ano. Em boa crescente, o Fiat Mobi subiu da 15ª para a 9ª colocação.
Não bastasse, a montadora faz parte do grupo Fiat Chrysler Automobiles, que inclui a Jeep e os modelos Renegade e Compass. Das dez primeiras posições da lista, portanto, a FCA detém seis. Os modelos da Jeep também escalaram boas posições em 2021. O Renegade passou de um 9º para 4º lugar, enquanto o Compass subiu de 11º para o 6º lugar.
Além do Onix, sumiram do top 10 o Onix Plus (versão sedã e antigo 3º lugar), o Ford Ka (antigo 5º lugar e desaparecido depois do encerramento da produção da montadora americana no país) e o Volkswagen T-Cross (7ª posição em 2020).
Fatia de mercado
Sem a plenitude de seu principal motor de vendas, a GM perdeu parte relevante do mercado. Em 2020, a vantagem foi estreita com 17,35% da fatia de automóveis e comerciais leves, contra 16,8% da Volkswagen e 16,5% da Fiat. O pódio se inverteu em 2021. A Fiat salta para o topo, seguida de uma fatia de 15,31% da Volkswagen e de 12,26% para a GM.
Outro destaque óbvio é a perda de mercado da Ford, que decidiu encerrar a produção no país em 2021. A montadora americana caiu da 5ª para a 11ª posição. Veja a seguir as 10 maiores montadoras do país, em percentual do mercado de novos carros e comerciais leves vendidos no ano:
Fiat: 21,83%
Volkswagen: 15,31%
GM: 12,26%
Hyundai: 9,33%
Toyota: 8,76%
Jeep: 7,53%
Renault: 6,46%
Honda: 4,13%
Nissan: 3,29%
Caoa Cherry: 2,01%