Fonte: Autoesporte
Costuma-se dizer que o ano só começa depois do carnaval. Até então, as vendas de veículos parecem que ainda não aqueceram em fevereiro, mês que emplacou 8,2% a menos que janeiro, período em que tradicionalmente já há uma queda nos emplacamentos. No entanto, se olharmos o volume de vendas diárias, o segundo mês do ano registrou um aumento de 11,2%.
De acordo com a Fenabrave, associação que representa as concessionárias no país, 119.755 automóveis e comerciais leves foram vendidos em fevereiro. Esse número é 8,2% menor do que as 130.459 unidades licenciadas em janeiro de 2023 e 2,7% menor do que os 123.056 exemplares emplacados em fevereiro de 2022. Nessa época, o comércio ainda tinha de lidar com a falta de veículos zero-quilômetro nas lojas pela escassez de semicondutores nas fábricas.
A entidade acredita que essa desaceleração se deve, principalmente, ao mês mais curto – com 28 dias e apenas 18 dias úteis. Tanto é que há um crescimento de 11,2% nas vendas diárias em relação a janeiro.
Saldo positivo no 1º bimestre
Se analisarmos o primeiro bimestre do ano, o resultado é de alta de 4,4% nos emplacamentos de veículos e comerciais leves. No entanto, foi o setor de motos um dos que mais cresceu nesse período. Os licenciamentos no primeiro bimestre deste ano saltaram 28,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Outro segmento que tem (e muito) o que comemorar é o de ônibus, que alavancou os emplacamentos em 78,5% no primeiro bimestre do ano em comparação aos dois primeiros meses de 2022.
Fiat Strada volta à liderança
Entre os 50 modelos mais vendidos, é destaque para a Fiat Strada, que superou o Chevrolet Onix e recuperou a liderança. Já o Hyundai HB20 segue em queda livre após cair 10 posições em fevereiro – da 6ª para a 16ª. Em contrapartida, o Hyundai Creta licenciou mais unidades do que o HB20 (carro mais emplacado em 2022) e foi o SUV mais popular do período.