Fique atento aos sintomas
A Vigilância em Saúde de Dois Irmãos informa que as chuvas torrenciais dos últimos dias acendem o alerta para doenças transmitidas pela água, como leptospirose, amebíases, cólera e outras infecções gastrointestinais. Pessoas que tiveram contato com água das cheias e inundações, como as que atingiram o Rio Grande do Sul, devem ficar atentas a possíveis sintomas de leptospirose.
O biólogo Fernando Goulart Timm destaca que a leptospirose é uma doença causada por uma bactéria presente na urina de roedores (ratos e camundongos) e que o contato com água contaminada com urina de roedores infectados pode transmitir a doença. A leptospirose tem cura, e o tratamento e diagnóstico são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mediante notificação da suspeita para a Vigilância Epidemiológica Municipal. A automedicação não é indicada. Ao suspeitar da doença, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e relatar o contato com exposição de risco.
Os sintomas de leptospirose incluem febre, dor de cabeça, vômitos, diarreia, tosse, dor muscular (principalmente na panturrilha, a chamada “batata da perna”). Sintomas graves podem incluir pele amarelada, hemorragias, meningite, também pode ocorrer insuficiência respiratória, do rim e do fígado, que podem levar à morte. Qualquer pessoa que apresente um desses sintomas deve procurar o posto de saúde do seu bairro.