Fonte: TechTudo
A Apple concordou em pagar o equivalente a R$ 517 milhões num acordo judicial para encerrar um processo que acusa a empresa de substituir iPhones danificados por celulares recondicionados. A ação coletiva contra o programa AppleCare foi iniciada em 2016 e chegou a um desfecho no último dia 1º, após três audiências de mediação nos Estados Unidos.
O AppleCare é um programa de garantia da Apple que deveria oferecer, entre outras vantagens, a possibilidade de substituição completa de produtos danificados por novos. No entanto, consumidores acusam a companhia de enviar aparelhos recondicionados que não seriam confiáveis e resultariam em novos problemas.
A alegação do grupo de consumidores tem origem na descrição contratual que a Apple faz dos serviços do programa AppleCare, que funciona como um tipo de garantia estendida da própria empresa, contratado por valores adicionais. Segundo o regulamento, iPhones e iPads cobertos pelo seguro podem ser substituídos por dispositivos novos caso sofram danos acidentais ou apresentem problemas de hardware.
Entretanto, alguns produtos substituídos foram classificados pela Apple como “equivalentes a novos em performance e confiabilidade”. Os clientes entendem que um iPhone recondicionado não é equivalente a um novo.