(Foto: Polícia Civil)
Na manhã desta quarta-feira (7), agentes da Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, coordenados pelo delegado Felipe Borba, recuperaram um celular que havia sido furtado de uma moradora da cidade. A recuperação do aparelho ocorreu em Alvorada.
De acordo com o delegado Borba, o furto ocorreu em setembro, enquanto a vítima utilizava o transporte público para retornar de São Leopoldo. O aparelho estava na posse de um adolescente, que demonstrou ter adquirido de boa-fé, inclusive com comprovante de depósito no valor de R$ 2.650,00. Agora, a investigação vai prosseguir com o intuito de identificar quem teria receptado e furtado o aparelho.
Nove aparelhos recuperados este ano
Segundo a delegacia local, este é o nono celular recuperado no ano. “É importante que as vítimas registrem esses furtos, pois existem diversas técnicas modernas de investigação que podemos utilizar com a finalidade de recuperar o bem, evitando que o proprietário suporte os prejuízos”, destaca o delegado, reforçando o pedido para que as vítimas registrem os fatos na Polícia Civil. “Nossa principal recomendação é que a vítima não tente, sem orientação policial, localizar e recuperar o aparelho, pois pode acabar caindo em golpe ou tomando providências que vão dificultar nosso trabalho. O mais seguro é, assim que ocorrer o furto, procurar auxílio policial”.
O delegado Borba também chama atenção para o crime de receptação. “Para que quem adquira um celular não acabe respondendo pelo crime de receptação, é importante coletar os dados do ofertante, o número do IMEI do aparelho e documentar a transação, pois ainda que a pessoa não tenha clareza sobre a origem ilícita do bem, as circunstâncias podem motivar o indiciamento por receptação culposa”, alerta. Conforme o delegado, os furtos de celular registrados na polícia ocorreram, em sua maioria, por desatenção momentânea da vítima, como por exemplo, ao deixar o aparelho em local acessível ou esquecer. Em 2022, até aqui, foram registrados 23 furtos de celular.
Denuncie!
Qualquer informação pode ser repassada à Delegacia pelo telefone 51 3564-1190 ou pelo WhatsApp (51) 98543-7318, garantindo-se o anonimato.