(Foto: Arquivo JDI)
No mês de janeiro, 17 casos de violência doméstica foram registrados na Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos. Destes, 15 ocorreram no município e dois em Morro Reuter. Do total de vítimas, 14 solicitaram medida protetiva de urgência, conforme levantamento divulgado pela polícia.
Entre os fatos denunciados estão: nove ameaças, três casos de lesão corporal, duas vias de fato, uma perturbação da tranquilidade, um descumprimento de medida protetiva e uma tentativa de estupro, que resultou na prisão em flagrante do agressor. As vítimas têm entre 19 e 55 anos e os agressores entre 22 e 58 anos. Na maioria dos casos, os envolvidos já estavam separados. Cinco casos ocorreram no bairro São João, três no Bela Vista e dois no Primavera. Também houve registros nos bairros Floresta, Vale Verde, Vila Rosa, União e Industrial, além dos dois em Morro Reuter.
A maioria das mulheres já tinha sido vítima de violência doméstica, algumas, inclusive, já haviam solicitado outras medidas protetivas contra o mesmo homem. Para a polícia, as promessas de mudança dos agressores fazem com que as vítimas reatem os relacionamentos, na esperança que deem certo. “Infelizmente, muitas acabam enfrentando as mesmas situações”, lamenta a polícia, chamando a atenção para que as vítimas busquem ajuda o mais rápido possível.
Em janeiro deste ano, a delegacia de Dois Irmãos registrou um caso a menos que em 2020, quando ocorreram 16 registros de ameaça e dois de lesão corporal.
ESTADO
Em números totais, o RS registrou no ano passado 3.755 ameaças, 2.194 lesões corporais, 190 estupros, 10 feminicídios e 32 tentativas de feminicídio, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Denuncie!
Brigada Militar: 190 ou 3564-1193
Polícia Civil: 3564-1190 ou 98543-7318 (WhatsApp)
Coordenadoria da Mulher: 3564-8875
Central de Atendimento a Mulher: 180