(Foto: Divulgação / Câmara)
Na sessão de segunda-feira (6), na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, foram apresentados nove pedidos de providência, sendo quatro de Paulo Cezar Gehrke (PP), dois de Ederson Bueno (MDB), dois de Celina Christovão (MDB) e um de Sergio Kroetz (PP).
Entre os pedidos de Paulinho Gehrke, está a solicitação de conserto da pavimentação irregular ou colocação de capeamento asfáltico em ruas dos bairros Moinho Velho, Vale Verde, Industrial e Beira Rio. Paulino Renz (PDT) abordou o assunto na tribuna e fez cobranças ao prefeito Jerri Meneghetti:
– Está mais do que confirmado, vereador Paulinho Gehrke, a nossa cidade nunca esteve tão feia, com todas as ruas esburacadas. Não sei se o prefeito não vê ou não quer ver; o prefeito, na verdade, tem que sair do gabinete e percorrer as ruas em que pediu voto para ver os problemas da nossa cidade. Eu praticamente não estou conversando com ele, pois se preciso marcar hora para falar com ele, não vou mais lá. Os vereadores da base do governo não precisam marcar hora e o vereador Paulino precisa. Só porque o vereador Paulino vem aqui e cobra as coisas que precisam ser cobradas? O problema não é só nessas ruas que o vereador falou, é na cidade inteira. O povo está clamando pelo prefeito. Peço com carinho, prefeito: vai nas casas e ruas onde foi pedir voto e olha os problemas que tem; esse só é um deles.
Os dois pedidos apresentados por Celina Christovão (MDB) também solicitam melhorias em ruas do bairro Travessão e Centro:
– Como disse o nosso colega Paulino, tem vários buracos nas ruas, mas aos pouquinhos cada um de nós vai vendo e pedindo para fazer – disse ela.
Elony Nyland (MDB) saiu em defesa da administração municipal:
– Temos muitas críticas por parte de vereadores, mas isso é bom. Quando se tem crítica, cada vez o prefeito faz mais. Mas são críticas de coisas muito pequeninhas. Temos que se ater mais a coisas maiores. Um tapa-buraco aqui, um tapa-buraco ali é necessário, mas isso o secretário tem que ver, o secretário que faz o rodízio dia a dia na cidade – comentou.
Paulo Cezar Gehrke (PP) justificou suas reivindicações:
– Fiz vários pedidos, sim, e só quero fazer um esclarecimento: até onde sei, no Regimento Interno desta casa não está escrito que a gente não pode fazer pedidos por escrito ao Executivo ou a algum órgão. A nossa função de vereador é fiscalizar; o elo entre a comunidade e a qualquer outro órgão. Fui procurado por pessoas da comunidade, como vários vereadores são procurados – concluiu.
Pedido de providência 7/2023
– Que seja realizado o conserto da pavimentação irregular ou a colocação de capeamento asfáltico nas seguintes ruas: a) Rua Santos Dumont, no trecho compreendido entre a esquina com a Av. João Klauck até a escola 29 de Setembro; Rua Josué Guimarães, no trecho compreendido entre a esquina com a Rua Santos Dumont até a Rua Adão Hack; e Rua Chico Mendes no trecho compreendido entre a esquina com a Rua Santos Dumont até a Rua Adão Hack. Todas as ruas estão localizadas no bairro Moinho Velho; b) Rua Willibaldo Weiler, localizada no bairro Vale Verde; c) Rua Aloysio José Becker, localizada no bairro Industrial; d) Rua Alfredo Ponne, no trecho compreendido entre a esquina com a Rua Padre Valentim Weschenfelder até a Rua Sede Campestre, no bairro Beira Rio.
*
Cidade crescendo
Sergio Kroetz (PP) mostrou preocupação com o crescimento da cidade.
– Seria muito cômodo só falar das coisas boas que a prefeitura está fazendo, mas isso seria chover no molhado. A cidade está cada vez mais bonita, e com essa beleza a cada dia tem mais gente interessada em morar aqui. Com todo esse crescimento, as demandas com certeza irão aumentar. Temo muito por dois problemas, problemas que hoje já estamos vivendo. Um é quanto a água; temos que buscar alternativas para a captação. O outro é sobre a mobilidade urbana; quem precisa usar as ruas na hora do rush sabe do que estou falando. Também sofremos com a qualidade das ruas, temos muito problema com o calçamento irregular, mas ainda bem que o Executivo ‘está se puxando’. Todos os bairros estão ganhando melhorias.
*
Números do IBGE
O vereador Ramon Arnold (PP) chamou atenção para a prévia do Censo 2022, que colocou Dois Irmãos com 30.551 habitantes. O dado preocupa por rebaixar o percentual no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com perda estimada de até R$ 5 milhões por ano. Além disso, acredita-se que o número de habitantes hoje esteja na faixa de 38 mil.
– O Censo do IBGE me surpreendeu bastante. Nós, que moramos há muito tempo aqui, vimos a cidade se expandir de forma exponencial, aí vemos aqueles números de forma incrédula. Não é possível que Dois Irmãos tenha crescido tanto e os números tenham encolhido. Isso requer atenção, pois reflete em arrecadação para o município, em investimentos e repasses. Eu sei que todos os recenseadores fizeram o melhor, mas certamente há algo errado no nosso Censo, pois a cidade cresceu muito a olhos vistos – analisou.