(Fotos: Divulgação / PMDI)
Recentemente, a sala de manipulação de carne bovina para a alimentação escolar recebeu investimentos com a aquisição de uma máquina de moagem e 12 caixas térmicas para transporte. O espaço funciona desde 2011 e o município compra o gado de produtores da agricultura familiar de Dois Irmãos, que são abatidos no Frigorífico Madu, em Lindolfo Collor. Após, a carcaça é levada até a sala no Projeto Global, onde é feita a desossa.
Em visita ao local, na última terça-feira (5), o prefeito Jerri Meneghetti parabenizou os envolvidos e ressaltou que trata-se de uma iniciativa que envolve muitas mãos. A carne bovina que sai da sala de manipulação abastece as 12 escolas municipais e o Projeto Global. O setor de nutrição da Secretaria de Educação elabora e envia o cardápio de cada escola, e o produto é distribuído conforme a idade dos alunos e a necessidade de cada unidade.
Segundo Pedro Joãozinho Becker, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Dois Irmãos e presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), o abate não tem custos – é feito em troca das vísceras – e a mão de obra da desossa é por conta do produtor. “Hoje estamos com 10 produtores cadastrados no programa de fornecimento de carne para a alimentação escolar”, comenta.