(Fotos: Divulgação)
A expectativa era de mais um ano de muitos ensaios e eventos. Porém, devido a pandemia, boa parte da programação da Associação Cultural Tradicionalista Os Taura, de Dois Irmãos, precisou ser cancelada, assim como ocorreu com as demais entidades.
Apesar da suspensão das atividades presenciais, a ACT Os Taura está, desde maio, promovendo tarefas remotas com seus integrantes e compartilhando informações históricas com toda a comunidade através das redes sociais Facebook e Instagram. As postagens iniciaram justamente com o desejo que manter, principalmente as crianças, envolvidas com a entidade. De acordo com o instrutor de dança Andersson Haack, responsável pelas invernas Mirim e Juvenil, semanalmente tarefas são encaminhadas para os grupos através do WhatsApp. Sem a possibilidade de ensaiar presencialmente, o instrutor está compartilhando um pouco mais sobre a história do Rio Grande do Sul, abordando danças como Meia Canha e Tatu com volta no meio, indumentária, falando sobre chimarrão e encaminhando brincadeiras.
Além destas, também já foram compartilhadas nas redes sociais pelo menos duas receitas típicas, o carreteiro de charque e o arroz doce; e demonstrado como se encilha um cavalo. Além dos 32 dançarinos, membros da patronagem também estão colaborando com as ações. Segundo Andersson, outra iniciativa lançada durante a pandemia foi o Curso de Danças Online, que está disponível no Facebook da ACT Os Taura e pode ser conferido por toda a comunidade. No total, são dez aulas. Oito delas já estão disponíveis.
Presidente da entidade, Luis Werner reforça a importância da realização das ações como uma forma de manter os membros ativos, apoiando e participando das iniciativas. Ele reconhece que é um período difícil, mas destaca que a união das famílias que formam a ACT Os Taura fará a diferença neste momento. “Juntos somos mais fortes. Com a ajuda de todos, vamos longe ainda”, completa.