Construsul 2023: mais de 36 mil visitantes e R$ 2 bilhões em negócios movimentaram o segmento da construção

08/08/2023
Fonte: Assessoria de imprensa / Fotos: Guilherme Gargioni – William Cardoso

Fonte: Assessoria de imprensa / Fotos: Guilherme Gargioni – William Cardoso

A 24ª edição da Construsul – Feira Internacional da Construção, realizada de 1 a 4 de agosto no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, consolidou uma expectativa que já era de otimismo. O setor de construção civil no Brasil tem apresentado um notável crescimento econômico nos últimos anos, impulsionado por diversos fatores. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB da construção civil cresceu 9,5% no segundo trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Esse desempenho positivo é resultado, em parte, do aumento da demanda por habitação, impulsionado pelo crescimento da população e pela urbanização contínua. A expansão do crédito imobiliário e a redução das taxas de juros também têm estimulado o setor, facilitando o acesso à compra de imóveis e incentivando a construção e reforma de residências. Com esses fatores combinados, o setor de construção civil tem se mostrado uma importante alavanca para o crescimento econômico do país, gerando empregos e movimentando a economia. “As empresas estão se posicionando de forma bastante positiva em relação ao crescimento das vendas em 2023, e pudemos perceber isso conversando com os expositores aqui na Construsul. A expectativa é que tenhamos superado a marca de R$ 2 bilhões em negócios”, afirmou o diretor da Sul Eventos, Paulo Richter.

A busca por tecnologias mais eficientes e sustentáveis tem levado à adoção de sistemas construtivos mais modernos, como o uso de materiais e técnicas que visam reduzir o impacto ambiental e os custos de construção. Entre as inovações desse tipo que atraíram grande interesse do público estava a impressora 3D da 3D Printek, capaz de construir edificações com cimento. “A tecnologia imprime uma parede oca, na qual posteriormente inserimos um concreto leve para garantir proteção térmica e acústica. O mais impressionante é que a própria parede se torna a estrutura da casa, eliminando a necessidade de colunas e vigas. Isso torna o processo extremamente ágil e seguro. Imagine a possibilidade de construir um posto de atendimento em tempo recorde. A construção é feita por apenas duas pessoas, uma delas controlando o processo por um tablet enquanto a outra opera a máquina de impressão. Toda a construção acontece à sombra, sem exposição ao sol e sem a necessidade de muitas ferramentas. Além de todos esses benefícios, essa tecnologia também é ecologicamente consciente, pois reduz a emissão de CO₂, uma vez que elimina o uso de madeira na obra”, explicou o diretor da empresa, Sergio Chapochnicoff.

Para o diretor da Sul Eventos, Ricardo Richter, segmentos que sempre foram importantes, como de máquinas e ferramentas, permaneceram muito fortes. No entanto, houve um crescimento de empresas do ramo químico e de decoração. “Percebemos uma presença expressiva de lojistas presentes no evento, o que mostra um grande interesse de empresários na busca de informações sobre produtos que impulsionem as vendas em seus estabelecimentos. A construção tem inovação constante e essa atualização é fundamental”, declarou.

Participante desde a primeira edição da Construsul, a Torri Engenharia colhe os frutos de um trabalho intenso de interação com os clientes e com o público. O diretor da empresa, Nabor Torri, afirma que o evento de 2023 superou as expectativas. “As empresas não devem se contentar apenas em tratar os clientes como meros compradores. É isso que sempre procuramos fazer. É preciso trazer novidades e inovações para o evento. A Construsul também desempenha um papel importante de promover encontros entre diversas entidades e empresas do setor, possibilitando reuniões estratégicas e alinhamentos do setor”, afirmou.

A repercussão também foi positiva para o CEO da Soprano, Danny Siekierski. “A Construsul é uma feira que a Soprano faz questão de participar regularmente. Neste ano percebemos muitos visitantes no nosso espaço, com possibilidade de fechamento de vários negócios. Para nós, o grande diferencial é a qualidade dos visitantes: são clientes direcionados e qualificados para o nosso segmento”, declarou.

Na opinião do presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, a Construsul representa uma oportunidade rica de consolidação de negócios. “A construção tem um nível de empregabilidade e geração de renda importante, e a Construsul é um momento de consolidação desse movimento. São gerados negócios e acontece uma aproximação da cadeia produtiva”, disse.

 

Qualificação profissional

Outro aspecto que chamou a atenção foi a grande presença de profissionais em busca de aprendizado. Além de engenheiros e arquitetos, profissionais dedicados à operação também estiveram presentes. A presença do Exército, que enviou profissionais para aprimorar técnicas de pintura, mostrou a importância do evento para este fim.

“A Construsul, para quem trabalha na construção civil, como eu, que tenho contato com a área desde antes de me formar, é um paraíso”, reforçou a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul–Crea-RS, que prestigiou o evento, Nanci Walter.

Os expositores, atentos à importância da qualificação de profissionais no uso de diversos produtos, ofereceram simulações técnicas e até mesmo de entretenimento, na qual podiam sair com brindes aqueles que conseguissem atingir melhores resultados em pequenos exercícios de simulação de pintura ou lixa, por exemplo. As ações puderam ser conferidas em estandes como a Vonder, Worker, Einhell Âncora e Dry Levis, entre outros.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela