(Foto: Arquivo JDI)
Atendendo a um convite do Poder Legislativo de Dois Irmãos, representantes da Corsan estiveram na sessão de segunda-feira (5). A iniciativa partiu de requerimento apresentado pelos vereadores Ederson Bueno (MDB) e Paulino Renz (PL).
– A falta de água é recorrente no bairro São João, principalmente, Moinho Velho e Portal da Serra. Em junho, tivemos um episódio com três dias seguidos de falta de água no São João – relembrou Ederson, justificando o requerimento.
Participaram da visita o novo gestor da Corsan de Dois Irmãos, Michael Carneiro da Silva, e o novo coordenador operacional da região, Fabio Tondim de Oliveira. Recém-chegado no município, Michael disse que está se inteirando dos problemas e que há bastante demandas. O coordenador operacional destacou algumas ações que estão sendo realizadas.
– Estão acontecendo duas obras grandes no município: a primeira da Av. João Klauck, que é uma extensão de rede importante, onde havia muito rompimento de rede. Ela já está concluída. A segunda, no São João, uma adutora de 2,2 mil metros, que sai da ETA na Av. Sapiranga, desce a Sede Campestre, atravessa o arroio e chega até o bombeamento. Essa rede está pronta, e agora estamos concluindo o trabalho de caldeiraria e solda, que são as tubulações de ferro em que é preciso fazer os ajustes. Estamos fazendo alguns ajustes dos blocos de ancoragem – explicou Fabio.
Ele comentou que no último sábado (3) já não houve falta de água no bairro São João e que a ideia da companhia é colocar a adutora em carga durante o mês de agosto.
– Esses 2,2 mil metros de rede têm um diâmetro com capacidade para transportar quatro vezes mais água do que antes. É uma rede nova, que não vai romper; toda água que entra nela vai para o bairro São João. Esse investimento foi uma parceria entre empreendedores e Corsan, algo em torno de R$ 1,5 milhão. E na Av. João Klauck, foram mais de R$ 700 mil, com a parceria da prefeitura na questão da repavimentação – comentou.
Preocupação com verão
O espaço também foi aberto para questionamentos dos vereadores e do público presente. Darlei Kaufmann (MDB), por exemplo, perguntou sobre a qualidade da água e o planejamento para o período de verão, quando o consumo é maior.
Fabio explicou que a água é entregue dentro do padrões do potabilidade, ‘e o do Rio Grande do Sul é um dos mais rigorosos do Brasil’.
– Sobre o verão, essas duas obras foram importantes, principalmente a do São João, que já vai dar muito mais robustez no abastecimento. E hoje (segunda-feira) mesmo nós tivemos uma reunião sobre a modelagem hidráulica, para ver o que a gente tem que fazer de ações de curto prazo justamente para o verão – acrescentou o coordenador operacional.