Uma das assinantes mais antigas do JDI completa 95 anos de vida

08/12/2021
Maria Wickert lê o Jornal Dois Irmãos todos os dias com o auxílio de uma lupa

Maria Wickert lê o Jornal Dois Irmãos todos os dias com o auxílio de uma lupa

Maria Wickert esbanja uma saúde e disposição dificilmente vistas em pessoas acima de 90 anos. Ela fala português e alemão e gosta de ler o Jornal Dois Irmãos todos os dias com o auxílio de uma lupa. Assim que a edição do dia é colocada em suas mãos, ela fica concentrada na leitura e esquece o mundo a sua volta, enquanto se informa sobre os acontecimentos da cidade.

Segundo os filhos, Maria foi uma das primeiras pessoas a fazer assinatura do Jornal Dois Irmãos, que mantém até os dias atuais. Ela tem sete filhos: Renato, Therezinha, Noêmia, Brunilde, Loiva, Claudete e Remi (in memoriam), 13 netos e sete bisnetos. É viúva de Balduino Wickert, falecido em 1998. Os filhos contam que um dia os vendedores passaram pela rua dela para vender assinatura e ela aceitou fazer na hora. Isso aconteceu quando o Jornal Dois Irmãos ainda ficava no primeiro endereço oficial, onde é hoje a loja de calçados Kinei, na Avenida São Miguel.

Ao refletir sobre o passado, a família recorda que o hoje deputado federal Marcel van Hattem era entregador quando mais jovem e que ele adorava ganhar um spritzbier de Maria quando vinha entregar o jornal. Além disso, seus dotes culinários também eram valorizados pelo editor Alan Caldas, que sempre pedia a cuca de uva de Maria. Ela tem guardada com carinho uma notícia publicada no dia 25 de julho de 2003, sobre a sua horta. Maria também foi destaque no jornal quando Dois Irmãos tinha apenas 25 anos e foi ganhadora de um troféu por fazer o segundo jardim mais bonito da cidade, no posto de saúde onde ela era responsável por cuidar do pátio.

 

História de vida

Maria Wickert sempre foi uma mulher muito dedicada. Na época em que o Colégio Imaculada Conceição era um internato, ela lavava roupa e em troca disso ganhava o estudo para os sete filhos. Aos sábados, fazia trabalho voluntário ajudando os seminaristas no almoço.

Ela também trabalhou por muitos anos no primeiro posto de saúde de Dois Irmãos, por meio de um convite do Dr. Alexandre Tennenbaum (in memoriam). Como funcionária estadual, sua principal atividade era de serviços gerais, em uma época em que o posto pertencia ao Estado e todos os exames e documentações eram enviados por cartas.

Agora, completando 95 anos bem vividos nesta quarta-feira (8), cheios de muito trabalho e dedicação, Maria Wickert aproveita a aposentadoria para ficar perto de seus familiares e ler o Jornal Dois Irmãos com tranquilidade.

 

(Por Giordanna Benkenstein Vallejos)


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

COLUNAS

Além do próprio umbigo

Além do próprio umbigo

Pitter Ellwanger   14/01/2022

Playlist #24

Playlist #24

Pitter Ellwanger   14/01/2022

Playlist #23

Playlist #23

Pitter Ellwanger   07/01/2022

FOTOS DO DIA

Na praia ou em qualquer lugar, a ordem é se exercitar (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BOLETIM CORONAVÍRUS
17/01/2022SAÚDE
BOLETIM CORONAVÍRUS
Jornal Dois Irmãos © 2022, Todos os direitos reservados Agência Vela