Fonte: GZH
No início da tarde desta sexta-feira (9), em Luque, no Paraguai, a Conmebol realizou o sorteio dos grupos da Libertadores 2021. Ao todo, 32 equipes foram separados em oito chaves de quatro componentes. Vice-campeão brasileiro na última temporada, o Inter já estava garantido nesta fase e caiu no Grupo B. O Grêmio, por sua vez, ainda precisa passar pela fase preliminar para ser o último integrante do Grupo A.
De acordo com o ranking elaborado pela entidade sul-americana, o Colorado não foi considerado um cabeça de chave durante a cerimônia. A equipe de Miguel Ángel Ramírez integrará o Grupo B, composto por Olimpia, Deportivo Táchira e Always Ready. Já o Tricolor, para chegar ao Grupo A, ao lado de Palmeiras, Defensa y Justicia-ARG e Universitario-PER, terá de superar o Independiente del Valle. Por isso, o vencedor deste confronto foi chamado de G2 durante a cerimônia. Se os comandados de Renato Portaluppi forem eliminados, terão de disputar a Copa Sul-Americana. O primeiro jogo contra os equatorianos será disputado a partir das 19h15min desta sexta, em Assunção, no Paraguai. A definição da vaga está inicialmente agendada para a próxima quarta-feira, na Arena, em Porto Alegre.
Além da dupla Gre-Nal, outros cinco brasileiros também conheceram seus adversários. Atual detentor do título continental, o Palmeiras abre o Grupo A. O Flamengo, campeão em 2019, está na chave G. O São Paulo aparece na E, Atlético-MG na H, e o Fluminense na D. Há ainda o caso do Santos, que vive situação igual ao Grêmio, tendo de passar antes pelo San Lorenzo para alcançar o Grupo C, que tem o Boca Juniors como cabeça de chave. No primeiro duelo, na Argentina, os santistas venceram por 3 a 1. A partida de volta será disputada na próxima terça (13), na Vila Belmiro.
A Conmebol ainda não divulgou o calendário e ordem dos confrontos, mas a data-base prevê que a fase de grupos será iniciada na penúltima semana de abril, com jogos nos dias 20, 21 e 22.