Homens são indiciados por maus-tratos em caso de cães abandonados no Travessão

09/07/2024
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

No início de junho, dez cães foram abandonados na Estrada Morro dos Reis, no bairro Travessão, em Dois Irmãos. Sem espaço na sede da Associação Amigos dos Animais, que segue superlotada, a entidade montou um abrigo provisório com casinhas, cobertas, ração e água, para não deixá-los desamparados. Indignada com o abandono, a associação compartilhou o fato nas redes sociais.

O caso também foi denunciado à Polícia Civil e passou a ser investigado pela equipe da delegacia do município. De acordo com o delegado Felipe Borba, o inquérito foi finalizado e dois homens foram indiciados pelo crime de maus-tratos. “A partir de informações fornecidas pela própria comunidade e pela Associação dos Animais, esclarecemos a origem dos animais e ouvimos a respectiva tutora, residente em Novo Hamburgo. Semana passada, interrogamos os suspeitos, que confessaram terem sido os responsáveis pelo transporte dos animais”, destacou.

Durante o interrogatório, os dois homens explicaram que pretendiam levar os animais até local apropriado, mas que, em determinado trecho, escutaram latidos excessivos e abriram a caçamba do veículo para verificação, momento em que os animais teriam fugido. “A instrução do feito revelou que a tutora detinha severa dificuldade para manter os animais, vivendo em condições financeiras e sanitárias precárias, e o incômodo causado na vizinhança motivava seguidos registros de ocorrência, pelas perturbações e pelo comportamento agressivo de alguns dos seus cães”, comentou o delegado Borba.

Segundo ele, sabendo da situação enfrentada pela mulher, um morador de Dois Irmãos ofereceu ajuda, sugerindo encontrar nova morada aos animais. “Ainda que seja verdadeira a versão apresentada pelos interrogados, no sentido de que não abandonaram dolosamente os animais, eles possuíam o dever legal de reverter a situação, na medida em que se tornaram os responsáveis pelos animais. Além disso, tomaram a iniciativa de auxiliar no resgate dos animais somente após a tutora ter descoberto que seus cães não tiveram o destino prometido e cobrado por uma solução. Por isso, foram indiciados pelo crime de maus-tratos”, explicou o delegado.

Segundo a polícia, o apoio da comunidade foi essencial para que as diligências pertinentes ao caso redundassem no esclarecimento do fato. “Agradecemos o empenho de quem colaborou com informações”, destacou o delegado, reforçando o pedido para que as pessoas sigam colaborando com informações. “Para este tipo de fato, sugerimos que os moradores estejam sempre atentos e registrem ocorrência policial o quanto antes, de preferência fornecendo dados básicos como dia e hora em que localizaram, imagens dos animais e dados que auxiliem na identificação dos suspeitos”, orientou.

 

Cães retornaram para casa, mas podem ser adotados

Conforme a polícia, os dez cães já retornaram para a casa da tutora, sendo oito devolvidos pelos próprios indiciados e dois por um morador de Dois Irmãos que os encontrou e os acolheu temporariamente.

No entanto, devido às dificuldades enfrentadas pela mulher, os animais podem ser adotados. “Apesar da boa vontade da tutora, nitidamente ela não possui condições de manter os animais em sua residência, não sendo ambiente saudável nem para ela e sua família nem para os próprios cães, de forma que se alguém quiser adotar algum dos seus cachorros, pode contatar a delegacia que tentamos intermediar a adoção”, finalizou o delegado.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3564-1190 ou pelo WhatsApp (51) 98543-7318.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela