(Foto: Arquivo JDI)
No mês de julho, a prefeitura de Dois Irmãos registrou na Polícia Civil o furto de mais de 30 grades de bueiros. Após pouco mais de um mês de investigação, a equipe da delegacia descobriu a autoria dos crimes. De acordo com o delegado Felipe Borba, se trata de um homem de 28 anos, morador de Sapiranga.
Com a ajuda da comunidade, que colaborou com informações, a polícia identificou, inicialmente, o veículo utilizado pelo homem, um Fiat Uno branco. A partir desta informação e os demais trabalhos de investigação, os policiais identificaram, então, o autor. Nas imagens acessadas pela polícia, é possível ver o momento em que um menino de 9 anos, que é enteado do acusado, sai do carro e recolhe uma das tampas de bueiro, retornando em seguida para dentro do veículo. Conforme o delegado Borba, o fato causou repulsa aos policiais, uma vez que o criminoso utilizou uma criança para facilitar a subtração e dificultar a sua identificação. “Isso tudo somado à afronta ao patrimônio público, gerando transtorno à população, risco à integridade física e prejuízos ao município”, completou.
O mesmo homem foi indiciado pelo furto de uma chopeira, praticado no dia 9 de agosto, em uma chácara, também em Dois Irmãos. Nessa ocasião, o sujeito estava em um Ford Fiesta vermelho. Os policiais conseguiram recuperar a chopeira, pois o sujeito teria entregue a uma pessoa como pagamento de dívida. Foi instaurado inquérito para apurar a prática de receptação. Sobre as grades furtadas, a polícia realizou buscas, mas sem sucesso.
Pedido de prisão indeferido
A Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do indiciado, mas o pedido foi indeferido pelo Poder Judiciário. Um dos motivos foi a ausência de antecedentes criminais.
Segundo o delegado Borba, o indiciado costuma lidar com o recolhimento de sucatas, e em seu interrogatório confessou a prática parcial das subtrações, mencionando que vendeu por R$ 0,80 o quilo em um ferro-velho localizado em Sapiranga. “Acreditamos que, utilizando o pretexto de recolher sucatas, este sujeito possa ter praticado outros delitos semelhantes, pois aproveita as visitas em residências para verificar a existência de objetos fáceis de furtar, como aconteceu no caso da chopeira”, destacou.
A delegacia solicita que se alguém tiver informações sobre outros crimes praticados pelo mesmo indivíduo, que encaminhe à DP, para que ele seja responsabilizado pelos mesmos. Informações também podem ser repassadas à Delegacia de Polícia de Dois Irmãos pelo WhatsApp (51) 98543-7318 ou pelo telefone 3564-1190.