(Foto: Acervo pessoal)
Além do aniversário de 65 anos de emancipação de Dois Irmãos, 2024 é marcado pelas comemorações do bicentenário da imigração alemã no Brasil (25 de julho). Também é o ano em que o Kerb de São Miguel chega à sua 195ª edição, tendo o dia 29 de setembro de 1829 como ‘mito fundatório’ de Dois Irmãos.
Uma das heranças dos imigrantes está no folclore, evidenciado principalmente pelas danças alemãs. No livro “História de Dois Irmãos – Passado e Presente”, do ex-prefeito Justino Vier (in memoriam), Liria Lucia Lawisch, a Tia Liria, contou como se deu o surgimento do primeiro grupo de danças folclóricas do município, em meio às comemorações do sesquicentenário do Kerb de São Miguel.
Leia o que ela escreveu na publicação de 1999:
“Em 1979, Dois Irmãos festejava seus 150 anos. Dentro destes festejos, a Escola Estadual de 1º Grau 10 de Setembro, na parte da cultura, organizava um festival de danças, no qual havia um quadro sobre o folclore alemão, o que até então não existia. Como professora dessa escola, foi me dada a incumbência de criar um grupo de danças alemãs, cujos integrantes carinhosamente foram apelidados de os “Alemãozinhos”.
Como não tinha conhecimento da matéria, procurei, então, a Sra. Bärbel Roth, esposa do então pastor da Comunidade Evangélica, que é alemã e que antes de vir para o Brasil fazia parte de grupos folclóricos na Alemanha. E, assim, começou em Dois Irmãos a dança folclórica alemã.
O que era para ser uma participação, cresceu e se desenvolveu. Em 1985, o então Prefeito de Dois Irmãos, Sr. Romeo Benicio Wolf, achou por bem que deveríamos também ter um grupo de danças adulto. Com o apoio da Prefeitura, comecei a fazer cursos e a participar de seminários sobre o assunto. Com a ajuda de componentes do Grupo Folclórico Alemão 25 de Julho, de Porto Alegre, a 27 de julho de 1985 estreou o Grupo Folclórico Alemão de Dois Irmãos, grupo esse vinculado à Prefeitura Municipal.
Em 1989 houve um desvinculamento do Grupo da Prefeitura. Passou, então, a fazer parte da Sociedade Atiradores de Dois Irmãos, com o nome Grupo Folclórico Alemão Liebe Zum Tanz. A partir de 1990 passou a representar também a Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Existe também o grupo adulto do município Baumschneis Volkstanzgruppe. Além desses dois grupos, há grupos de 3ª idade que cultuam a dança, sobressaindo o “Reviver”. Praticamente todas as escolas do município desenvolvem atividades de folclore, especialmente danças. A semente foi lançada em terra fértil e os frutos são muitos.”
*
Em 2024
O Baumschneis Volkstanzgruppe segue atuante no município, assim como o grupo infantil Sonnenblume, que recentemente participou do 22º Encontro Infantil de Grupos Folclóricos em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. O Liebe Zum Tanz foi desativado.
Atualmente, três escolas municipais – 29 de Setembro (Moinho Velho), Jardim da Alegria (Travessão) e Carlos Rausch (Vale Direito) – e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Dois Irmãos contam com projeto de danças alemãs. O Clube Reviver também se mantém na ativa e a Paróquia São Miguel tem seu grupo de Migueis e Miguelinas.