Ederson (MDB) se tornou o mais votado da história / Paulino (PL) ficou de fora pela legenda
A sessão de segunda-feira (7), a primeira depois da eleição municipal, foi de avaliação do resultado das urnas em Dois Irmãos. Vereadores eleitos para mais um mandato e não eleitos manifestaram seus sentimentos em relação ao pleito de domingo (6).
Ederson Bueno (MDB), Elony Nyland (MDB), Sérgio Kroetz (PP), Nilton Tavares (PP) e Celina Christovão (MDB) alcançaram a reeleição. Paulino Renz (PL), Darlei Kaufmann (MDB) e Sheila da Silva (PT) não passaram, com Darlei e Sheila ficando na suplência.
Ederson Bueno, o vereador mais votado da história
A votação expressiva de domingo fez Ederson Bueno (MDB) superar o recorde da ex-prefeita Tânia da Silva (MDB), quando da sua eleição para o Poder Legislativo.
– O pleito foi muito bom, trabalhoso, como sempre é. Foram muitos os cabos eleitorais atuando de forma voluntária, pedindo voto, indo pra rua, formando assim um grande grupo para que a gente obtivesse o resultado que obteve. Foi um resultado histórico para Dois Irmãos. A vereadora que havia feito mais votos até o momento tinha sido a Tânia Terezinha da Silva, ex-prefeita, que fez 2.055 votos no ano de 2008; já nós, neste pleito, alcançamos o número de 2.087 votos, nos tornando assim o vereador mais votado da história do município. Agradeço a todos que se envolveram na nossa campanha, seja de forma direta ou indireta, porque sem vocês nada disso seria possível – destacou.
Para Ederson, sua vitória é o reconhecimento pelo trabalho realizado.
– Durante os quatro anos estivemos nos dedicando em tempo integral, fazendo da vereança a minha principal função no dia a dia, dispondo de tempo para poder visitar a nossa população, entendendo quais são suas principais demandas e buscando soluções. Também agradeço publicamente e parabenizo o prefeito e o vice, o senhor Jerri e o senhor Juarez, pela votação expressiva que fizeram. Desejo a eles um bom trabalho – concluiu.
Recordista Elony vai para seu 6º mandato
Elony Nyland (MDB) foi o terceiro mais votado, melhorando seus números em relação à disputa anterior – em 2020 fez 687 e agora, 1.065.
– Estou muito feliz pela reeleição e muito triste pelos vereadores que não se elegeram, que trabalharam muito. A gente fica triste pelos amigos que a partir de 1º de janeiro não estarão mais nesta casa como legisladores. Parabéns aos nossos administradores, o prefeito Jerri Meneghetti e o vice Juarez, que se reelegeram com uma ampla vantagem, quase 70% dos votos. Por que fizeram tantos votos? Porque fizeram uma administração de excelência, gerenciaram bem os recursos públicos, investiram muito na educação, muito na saúde, na infraestrutura. Essa cidade é maravilhosa, essa cidade tem um povo trabalhador, e é por isso também que os nossos administradores fizeram um trabalho exemplar – comentou.
Ele ainda fez questão de destacar seu recorde:
– As pessoas gostam de sinceridade, não gostam de ser enganadas. Acredito que por isso tenho êxito em todas as minhas campanhas; será o sexto mandato a partir de 1º de janeiro de 2025. É histórico para Dois Irmãos, não teve um vereador com tantos mandatos quanto o vereador que está vos falando. Para mim, é uma satisfação muito grande.
“Acredito que a comunidade aprovou o meu trabalho”, diz Kroetz
Quarto mais votado, Sérgio Kroetz (PP) declarou que pretende continuar trabalhando com transparência, sem partir para o lado pessoal
– Tenho muito que agradecer à comunidade pelos 1.062 eleitores que confiaram em mim, e como eu falei em todas as reuniões: se hoje estou como vereador, devo muito a uma pessoa, que é o atual prefeito. Entrei na política em 2011. Na minha primeira eleição, fui suplente com 407 votos; em 2016, fiz 510, mas faltava algo. Em 2019, o Jerri me indicou como chefe do Desporto, e acredito que fiz um bom trabalho para a comunidade me julgar. Agora, nos quatro anos de vereador, acredito que a comunidade aprovou o meu trabalho.
Tavares destaca campanha pacífica e tranquila
Nilton Tavares (PP) admitiu que fez uma aposta de risco, sem colocar dinheiro público e do próprio bolso na campanha.
– Não impulsionei nada, não paguei nenhum material; pegamos o material que foi dado pela campanha da coligação. Foi com a cara e a coragem, e o apoio das pessoas que levaram o nome do Tavares. Fiz 880 votos na minha primeira eleição, e agora baixei 93 votos, fazendo 787. Temos algumas variáveis que o marketing explica, que são os nichos que a gente acessa; isso vale para produtos e para a imagem de pessoas como nós. Quero agradecer mais uma vez a todos que acreditaram em nós – comentou.
Ele também destacou a vitória de Jerri e Juarez:
– Foi uma campanha tranquila. A gente teve alguns ataques, o que não precisaria ser assim, mas de forma genérica foi uma campanha pacífica, o que coadunou nesse resultado muito expressivo. Dois Irmãos está bem gestado, bem cuidado, e a gente espera que nesses próximos quatro anos haja mais entrega: entrega em obras, entrega em serviços e benefícios para a comunidade que paga seus impostos.
Celina: “Foi uma campanha bem trabalhada”
Celina Christovão (MDB) comemorou o resultado e agradeceu pela votação.
– Quero saudar o Jerri e o Juarez pela vitória. Acho que nunca tivemos uma eleição tão tranquila, de não ter vergonha de pedir voto para eles, porque as pessoas sabem o trabalho que eles fizeram. Quero agradecer a todos os eleitores que confiaram em mim. Foi uma campanha bem trabalhada, caminhei muito e conversei com muitas pessoas – afirmou ela.
Fora da disputa, Ramon atuou na coordenação de campanha
Vereador mais votado em 2020, Ramon Arnold (PP) foi o único a não buscar a reeleição. Ele atuou como coordenador de campanha da chapa governista.
– A reeleição de Jerri e Juarez é um testemunho da sua capacidade e dedicação na administração municipal. Eles têm demonstrado ao longo do mandato um compromisso inabalável com o progresso e o bem-estar da nossa comunidade. Sua liderança tem sido marcada por ações concretas e resultados visíveis, e é por isso que acreditamos que eles são pessoas mais capacitadas para continuar guiando a nossa cidade – enfatizou.
Ele também enalteceu a maioria conquistada no Poder Legislativo.
– A eleição de oito vereadores da situação é uma prova incontestável de que a comunidade confia e apoia o projeto do atual governo. Este apoio maciço mostra que estamos no caminho certo e que a população deseja ver a continuidade das políticas e iniciativas que têm trazido melhorias significativas para Dois Irmãos. Reconhecemos, sim, que há desafios e problemas a serem enfrentados, mas estamos determinados a continuar trabalhando arduamente para superá-los – acrescentou o líder de governo.
“A Lei é assim e tem que ser cumprida”, diz Paulino
Paulino Renz (PL) foi um dos mais votados nesta eleição, mas não se reelegeu por conta da legenda.
– Com muito carinho venho aqui agradecer pelos meus 843 votos. Acho que de repente chegou a hora de eu descansar um pouco. Não vou dizer que não vou ajudar as pessoas num momento difícil, pois vou ajudar, sim. Agradeço do fundo do coração a todos os eleitores que apostaram em mim. Estou aqui de cabeça erguida, e a única coisa que peço a Deus é que tenha um vereador nesta casa que venha defender a bandeira que eu defendia, a bandeira da saúde. Se fosse pela quantidade de votos, eu tinha me elegido em sexto, mas a Lei é assim e tem que ser cumprida – declarou.
Darlei: “Realmente sentirei falta da tribuna”
Darlei Kaufmann (MDB) disse que vai concluir seu mandato “com a mesma dedicação, analisando e estudando cada projeto desta casa”.
– Realmente sentirei falta da tribuna, mas aos poucos eu preciso me acostumar a conviver sem ela. É um vício, mas sei como substituir vícios bons e ruins na minha vida. Fora daqui, tenho mais quatro anos, pois tenho uma procuração de 286 pessoas, que me deram para representá-las. Quero fazer isso com todo empenho e dedicação – afirmou.
Ele aproveitou para parabenizar a reeleição do prefeito Jerri Meneghetti.
– Os números falam por ele nessas duas últimas eleições. Poucas vezes tive tanta certeza, tanta convicção como nas duas vezes em que o Jerri foi candidato. Ele é merecedor pela sua visão, pela sua capacidade e pela história. Soube crescer dentro do processo, soube valorizar o processo, passou por todos os degraus, se preparou, fez um bom primeiro mandato e provavelmente teremos um segundo mandato melhor ainda. Ele sabe também das nossas feridas, e eu sei que ele vai saber cuidar delas – comentou, elogiando ainda o vice-prefeito Juarez Stein e o ex-prefeito Renato Dexheimer.
Osmar Verissimo faz agradecimento aos eleitores
Osmar Verissimo de Jesus (PT) assumiu a cadeira de Sheila da Silva (PT), que entrou de licença até 30 de novembro.
– Quero fazer um agradecimento a todos eleitores e eleitoras de Dois Irmãos pelo gesto de democracia que tiveram nesses últimos 45 dias. Fomos aceitos nas casas, eles nos escutaram e relataram o que precisa ser feito em Dois Irmãos. Quero agradecer, de coração, a todos os votos que eu tive nesta eleição, em que fiquei suplente. Também agradeço à vereadora Sheila pelo espaço do mandato compartilhado. Tem muitas coisas a serem feitas em Dois Irmãos, tem orçamento e o povo merece. Espero que os vereadores que vão continuar façam justiça aos votos que receberam – disse ele.