Começa obra de pavimentação entre Santa Maria do Herval e Gramado

10/01/2022
Fonte: GZH – Jocimar Farina

Fonte: GZH – Jocimar Farina

Subir a Serra vai ficar mais fácil. As obras que vão encurtar a distância entre a Região Metropolitana e a cidade de Gramado foram iniciadas Na última semana. A obra em questão é a pavimentação do trecho de chão batido entre Santa Maria do Herval e Gramado. A intervenção é aguardada há 20 anos. A ordem de início foi dada em 17 de dezembro. A construtora Pelotense é a responsável pelos serviços.

De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), as obras iniciaram por meio dos serviços de topografia. Nesta semana, começarão a ser executadas a drenagem e a terraplenagem. “Já estamos iniciando, dependendo apenas de adaptação do projeto porque redes elétricas foram construídas na faixa de domínio”, informa o diretor-presidente da construtora, Luis Roberto Ponte. Quando pronta, a melhoria irá encurtar o tempo de deslocamento. Atualmente, já é possível trafegar pela rodovia, mas o trecho de chão batido atrapalha o tempo de viagem. O deslocamento é 23 quilômetros mais curto se comparado com quem usa a RS-239 e a RS-115. Já na comparação com quem usa a freeway, RS-020 e RS-115, a distância é 16 quilômetros menor.

A obra em 17,21 quilômetros foi dividida em três etapas e deve durar 22 meses. A primeira delas envolve a pavimentação de 6,5 quilômetros. Concluída essa etapa, outros 9,8 quilômetros passarão por obras. Os últimos 900 metros serão executados ao final das duas primeiras intervenções. O investimento é de R$ 27,6 milhões. A realização da obra foi anunciada em junho, quando o governo gaúcho divulgou investimentos de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura viária em diversas cidades do Rio Grande do Sul até o fim deste ano.

O projeto de pavimentação está pronto desde 2001 e passou por ajustes em 2008. A alegação para ele não ser executado, contudo, sempre foi a falta de recursos.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela