Conheça estratégias para administrar melhor as finanças pessoais

10/05/2022
Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

De acordo com uma pesquisa da Acordo Certo, sete em cada dez brasileiros endividados temem não ter dinheiro nem sequer para os itens básicos. Em 2021, a média da população com dívidas era de 70,9%. O índice elevado também é uma consequência da pandemia e pode levar a sentimentos como preocupação, ansiedade, insônia e depressão.

Com o intuito de amenizar esse impasse, a investidora Lurdes Nicoli fornece quatro dicas para quem quer deixar as contas em dia e conseguir administrar melhor as finanças pessoais.

 

1) Faça um levantamento das despesas

A primeira atitude é contabilizar quais são as despesas fixas e essenciais. Para entender onde estão sendo gastos os valores, é recomendado acompanhar as despesas de perto. Dessa forma, é possível saber onde está sendo gasto o dinheiro e fazer um melhor planejamento na organização do orçamento.

Dica: Para organizar as despesas pode ser feito o uso de planilhas do excel, cadernos ou aplicativos de celular como: Guia Bolso, Organizze e Wally.

 

2) Aprenda a separar o desejo da necessidade

É preciso refletir antes de uma compra o que realmente é necessário para a vida e o que é um desejo momentâneo. Itens essenciais são gastos em: energia elétrica, saneamento, gás, alimentação e moradia.

Dica: Não ande sempre com cartões de crédito ou com muito dinheiro. Também evite shoppings ou lojas quando estiver emocionalmente abalado. Essas pequenas atitudes podem evitar compras por desejo ou por impulso.

 

3) Renegocie as dívidas em atraso

Ao renegociar uma dívida, é possível conseguir condições melhores e sair da inadimplência. Os juros cobrados de cartões de crédito e financiamentos são elevados, por isso o recomendado é tentar renegociar o quanto antes.

Dica: Antes de negociar, saiba o valor exato da sua dívida, o valor das suas despesas fixas e quanto você teria disponível para o pagamento mensal. Caso a oferta de negociação não seja interessante, em alguns casos pode ser feita a portabilidade de crédito para outra instituição.

 

4) Invista parte da sua renda

Após a quitação das dívidas, é importante separar um valor para investimentos financeiros. Eles podem servir tanto como uma segurança para futuras emergências, quanto como uma forma de ter renda passiva no futuro.

Dica: O canal Me Poupe tem uma linguagem simples e ajuda investidores iniciantes a entenderem o mercado financeiro. Lurdes Nicoli também dá consultoria para pessoas que desejam investir.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela