Beatles em Concerto (Fotos: Divulgação)
A retomada da Temporada Cultural 2024 do Espaço Cultural Antiga Matriz (ECAM), de Dois Irmãos, acontece no próximo dia 16 de junho, às 18h, com a comemoração dos 30 anos do show Beatles em Concerto, adiado em função das chuvas de maio. No mesmo dia, às 17h, abre a exposição de pinturas da artista Inês Togni, “Inspiração em Cores”.
Beatles em Concerto
A apresentação “Beatles em Concerto – 30 Anos” tem arranjos do músico Daniel Wolff, e se utiliza da linguagem de concerto para tocar a música do quarteto de Liverpool. No repertório, estão clássicos como Let it Be, Blackbird, Strawberry Fields Forever, Penny Lane e muitos outros.
Inspiração de Inês Togni
Um pouco antes da música, quem recebe o público é a artista plástica Inês Togni, com sua exposição “Inspiração em Cores”. Numa linguagem pop, Inês utiliza-se de estilos diversos para retratar paisagens, flores, natureza morta, pessoas e o abstrato, sempre com o uso de muitas cores. A artista é natural de Nova Bréscia e reside há 25 anos em Dois Irmãos. Professora de língua portuguesa aposentada, iniciou-se nas Artes Plásticas em 2005, tendo a pintura como sua principal forma de expressão.
ECAM Recebe
Espetáculos e atividades variadas complementam a temporada no “ECAM Recebe”. No dia 22 de junho, às 16h, acontece o 4º Recital Nós: Trilhas Sonoras, sob o comando da professora Bruna Rafaele da Cruz. E no dia 29 de junho, também às 16h, tem o Recital de Alunos, com a professora Michele Ávila.
Visitação ao Espaço Cultural
A visitação à sede do Espaço Cultural, no prédio histórico da Antiga Igreja Matriz de São Miguel, edificado entre 1868 e 1880, está aberta ao público e ocorre aos sábados e domingos, das 13h às 17h, até novembro.
Em 2010, através de convênio firmado com a prefeitura de Dois Irmãos, a Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural passou a administrar o Espaço Cultural e, desde então, vem promovendo e coordenando eventos no local e desenvolvendo projetos de qualificação e modernização do equipamento cultural. Um destes projetos é o Memorial da Antiga Matriz, ocupando o coro e a torre da antiga igreja, que passaram a ser um dos ambientes de exposição que conta a história do lugar por meio de objetos seculares do período em que a edificação era um templo religioso.
Os vitrais originais da Alemanha, o altar intacto, a torre imponente, o coro que permanece igual ao da época e a atmosfera de um espaço onde, por décadas, se comemoravam as chegadas e se lamentavam as partidas, de batizados a velórios, de casamentos a eucaristias, hoje é uma fotografia preservada do espírito daquele tempo.