(Foto: Divulgação / PMDI)
Dentro da Semana do Meio Ambiente, a prefeitura de Dois Irmãos divulgou um vídeo institucional com informações sobre a coleta seletiva de lixo, que completa 30 anos em 2024. Nele, o presidente da Cooperativa dos Recicladores, Fábio Rodrigo Bamberg, detalha o trabalho realizado pelo grupo no município.
– Somos a única cooperativa que a faz a reciclagem, a retirada do material reciclável do lixo. Com isso, fazemos moagem, lavagem e extrusão do plástico, fazendo com que esse plástico retorne direto daqui para a indústria para virar novas embalagens. O material que chega contaminado, muitas vezes sujo de erva, a gente acaba perdendo no quesito qualidade com a mistura. Por isso, reforço a importância de separar o lixo em casa, pela não contaminação do material que chega até a cooperativa – explica ele.
Atualmente, o índice de reciclagem em Dois Irmãos ultrapassa 20%.
– No galpão de triagem chega só o lixo seco, onde a gente faz mais de 40 classificações diferentes, como de papéis, plásticos, vidro, sucata e alumínio. Chegam em torno de três a quatro caminhões/ dia. Temos em média 160 toneladas de lixo reciclável/mês, isso já recuperado. A gente consegue chegar de 20% a 22% de todo o lixo, sendo que a média nacional gira em torno de 3% a 4%. O sucesso da nossa cooperativa se deve à parceria com a prefeitura e com a comunidade, que faz a separação – comenta Fábio.
Ele aproveita para dar duas dicas importantes:
– A melhor forma de descartar o vidro é cortar um litro pet de cima a baixo, abrir e colocar dentro. O litro pet também é a melhor forma de descartar óleo de cozinha usado. O caminhão de recolhimento em Dois Irmãos é compactador, assim o litro não vai estourar.
Quase 40 famílias
Segundo Matheus Pielechovski Ferro, chefe do Departamento de Meio Ambiente, hoje 38 famílias têm sua renda através do serviço da coleta seletiva.
– O trabalho da cooperativa acontece com o apoio financeiro da prefeitura de Dois Irmãos. Os motoristas e caminhões são cedidos pela prefeitura, e os garis são todos da cooperativa. Aqui no município a coleta seletiva é permitida apenas pela cooperativa e pelos caminhões oficiais da prefeitura. Se você ver qualquer catador clandestino coletando nas ruas, faça a denúncia ao Departamento de Meio Ambiente – completa ele.
Ainda segundo o departamento, os resíduos não recicláveis, compostos por orgânicos e rejeitos, são destinados a um Aterro Sanitário privado, devidamente licenciado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), localizado no município de São Leopoldo. Em caso de dúvidas sobre os materiais recicláveis ou horários da coleta seletiva, entre em contato com o Setor de Controle de Resíduos, através do telefone (51) 3564-8895.