Pesquisa estima que 1 a cada 72 moradores do RS teve contato com o coronavírus

10/09/2020
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

A cada 72 moradores do RS, um já teve contato ou foi infectado pelo coronavírus, como mostra a mais recente etapa da pesquisa Epicovid, liderada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com outras universidades, empresas e Governo do Estado. O estudo de testagem por amostra da população avalia a prevalência da doença, através da aplicação de testes rápidos, e chegou a sua oitava e última etapa confirmada neste final de semana.
Dos 4,5 mil participantes testados em nove cidades, 63 pessoas testaram positivo. Isso significa que a taxa de prevalência, projetada em toda a população, é de 1,38%. Na etapa anterior, em agosto, esse índice era de 1,22%, o que significava 1 a cada 82 infectados. A prevalência do RS está bastante abaixo da verificada pela última etapa nacional da pesquisa, realizada em maio: 3,9%. O reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, observa que os números da pesquisa vêm mostrando tendência de desaceleração da pandemia no Estado. “A maior aceleração foi entre maio e julho. De agosto para setembro, o crescimento foi moderado. Não é que o coronavírus foi diminuindo, ele está desacelerando”, ressalta. Entre as cidades pesquisadas, os casos confirmados foram distribuídos da seguinte forma:


Canoas: 19
Poa: 9
Caxias do Sul: 5
Passo Fundo: 10
Santa Cruz do Sul: 6
Pelotas: 5
Santa Maria: 3
Ijuí: 2
Uruguaiana: 2


Entre os moradores de residências em que houve um morador com diagnóstico positivo, um terço (116) também foi infectado (232 foram negativos). E os números de distanciamento social ficaram em:


Quem sai diariamente de casa: 33,32%
Quem sai só para atividades essenciais: 54,1%
Quem fica sempre em casa: 12,7%


Segundo o reitor, mesmo diante da tendência de desaceleração, ainda há situações preocupantes, como o alto número de casos verificado em Canoas. Por isso, a ampliação de testes e realização de busca ativa de casos é necessária. Segundo a coordenadora do Comitê de Dados do RS, Leany Lemos, a continuidade da Epicovid está sendo negociada, ainda sem confirmação. O Governo do Estado pretende realizar ao menos duas novas etapas.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela