Vigilância em Saúde Ambiental faz alerta sobre cisternas desprotegidas

11/01/2022
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A coleta de água das chuvas é uma atitude louvável, à medida que o uso de água tratada consome recursos, sendo um desperdício sua utilização para lavagem de calçadas e pisos, bem como para regar hortas e jardins. Apesar disso, a coleta das chuvas muitas vezes gera um efeito colateral: mosquitos. Bombonas e cisternas desprotegidas são um excelente local para a reprodução do Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

– O hábito de coleta de água da chuva é bastante comum em nossa cidade. A Vigilância em Saúde Ambiental tem se esforçado para orientar a população, mas é difícil dar conta se não há colaboração. É uma guerra em que, se todos não lutarem, iremos perder – diz o biólogo Fernando Goulart Timm, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental de Dois Irmãos.

Para evitar que bombonas sejam infestadas, é importante colocar uma tela para insetos (tela milimétrica) sobre a boca do recipiente, bem esticada e presa com um elástico de forma que não fique água acima da mesma. Cisternas devem ter tela abaixo da tampa, no ladrão (saída) e na entrada (mesmo que o cano seja longo). Se necessário, mais de um trecho de tela deve ser cuidadosamente costurado de forma que não passe mosquitos. Se não houver tela milimétrica disponível, pode se usar um sombrite dobrado ao meio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3564-8871.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela