Governo prevê crescimento de casos de coronavírus nas próximas semanas

11/03/2020
Fonte: Folhapress

Fonte: Folhapress

Diante de uma projeção de aumento de casos do novo coronavírus nas próximas semanas, o Ministério da Saúde pediu a cinco hospitais filantrópicos de excelência no país que usem recursos e pessoal envolvidos hoje em projetos desenvolvidos no Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da doença. Um deles é o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
O Brasil registra 37 casos confirmados de infecção. No pior cenário, a previsão do ministério é de que, em até duas semanas e meia, o país tenha aumentado exponencialmente os registros, que se manteriam em um platô por mais oito semanas. Nesse período, o governo estima um grande aumento da demanda por atendimento hospitalar, ainda mais levando em conta a possibilidade de o momento coincidir com o pico de casos de gripe por influenza. A projeção foi descrita pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em reunião na segunda-feira (9), em Brasília, com gestores de cinco hospitais: Sírio-Libanês, Albert Einstein, Oswaldo Cruz e Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, e Moinhos de Vento, de Porto Alegre.
As cinco instituições convocadas para a reunião integram o Programa de Apoio e Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi), o maior projeto público-privado na área da saúde no país. Existente desde 2009, ele atua em várias frentes, de capacitação pessoal à assistência especializada.
— Foi pedido para que fiquemos atentos à curva de aumento de casos, nos resguardarmos de estrutura e pessoas e redirecionarmos os recursos do Proadi, durante a crise (do coronavírus), para projetos de atendimento e suporte dos hospitais públicos — diz o médico Paulo Chapchap, diretor-geral do Sírio-Libanês.
Um dos projetos do Proadi é o Lean nas Emergências, que tem a meta de sanar o problema de superlotação e o7 longo tempo de espera nas emergências do SUS. Neste ano, cem hospitais públicos devem participar do projeto. Outros 59 já passaram por treinamentos.
— Naqueles hospitais onde estou fazendo o “Lean”, vou dar suporte para que as emergências consigam absorver o grande número de casos da epidemia — explica o diretor.

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela