Fimec reúne setor coureiro-calçadista a partir desta terça-feira

11/03/2024
Fonte: Assessoria de imprensa

Fonte: Assessoria de imprensa

Mais de 20 mil visitantes são esperados a partir de terça-feira (12) na 47ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). Até quinta (15), os pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, apresentarão inovações do universo coureiro-calçadista, contemplando couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, tecnologia.

Nesta edição, a principal feira do setor na América Latina terá uma área de exposição de cerca de 14 mil m², se consolidando como a maior Fimec dos últimos 10 anos. A feira acontecerá todos os dias das 13h às 20h, com credenciamento gratuito no acesso ou antecipado através do site www.fimec.com.br. Neste ano, a Fimec apresentará cerca de 400 expositores no total, reunindo indústrias de todo o Brasil e 80 empresas estrangeiras vindas da China, Japão, Argentina, Itália, França, Alemanha, Inglaterra e Peru. “Trata-se de um evento internacional que é um importante indutor de negócios para o cluster, contribuindo para um desenvolvimento econômico que impacta todo o Brasil e diferentes países”, pontua Márcio Jung, diretor-presidente da Fenac, promotora da feira. Nesta edição, as indústrias presentes na Fimec serão dos seguintes segmentos: 45% máquinas, 40% componentes 15% couros e máquinas para curtumes. “A feira vai ter plenas condições de apresentar não só matérias-primas e componentes, mas muitos equipamentos e máquinas para desenvolver a indústria do couro e do calçado das Américas”, complementa.

A feira ainda se destaca pelo seu caráter internacional. Nesta edição, a expectativa da organização é receber visitantes de mais de 40 países e 25 estados brasileiros, seguindo a forte presença de estrangeiros registrada em 2023. Entre os países dos visitantes estão: África do Sul, Áustria, Bangladesh, Benin, Bolívia, Burkina Faso, Camarões, Chile, China, Egito, Espanha, EUA, Etiópia, Gana, Grã-Bretanha, Guatemala, Guiné, Índia, Irã, Mauritânia, México, Nigéria, Palestina, Paquistão, Paraguai, Quênia, República Democrática do Congo, República Dominicana, Senegal, Somália, Uruguai e Venezuela. A organização ainda destaca a presença de comitivas da Argentina, Colômbia, Equador e Peru.

 

Fábrica Conceito terá produção de bolsas pela primeira vez

A Fábrica Conceito já é um espaço reconhecido da Fimec, que apresenta a produção de calçados dentro dos pavilhões da feira. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC, em parceria com a Fenac e Coelho Assessoria Empresarial, a 14ª edição do projeto traz uma inovação. Com quatro linhas de produção, será a primeira vez que serão produzidas bolsas, em parceria com Luz da Lua, que criou dois modelos especialmente para esta feira.

A Fábrica Conceito ainda terá dois grandes nomes da indústria brasileira - Calçados Ramarim, produzindo um modelo de sandália e um tênis casual da marca Comfortflex; e Calçados Bompel, que produzirá quatro modelos de calçados classificados como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além da Escola do Calçado Senai, com dois modelos de tênis femininos. Nos três dias de feira, serão produzidos um total de 1.600 pares de calçados e 80 bolsas. Parte dos produtos produzidos será destinado a entidades que desenvolvem ações e projetos sociais da região.

Em um espaço de 1.300 metros quadrados, o projeto terá a participação de 70 empresas, incluindo fabricantes dos calçados e das bolsas, fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de componentes e materiais, além de sistemas de gestão de produção entre outros. Além disso, a Fábrica Conceito contará com cerca de 100 pessoas na produção, entre alunos do Senai Calçado e operários das marcas participantes. O projeto ainda contrata profissionais de mercado especialmente para a feira – e, muitas vezes, esta participação se transforma em oportunidade para a conquista de um novo emprego.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela